Business partner: Saiba o quê é e entenda o conceito!

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Dentro do glossário da área de recursos humanos, será que você sabe o significado de business partner? Função que pode ser traduzida literalmente do inglês como “parceiro de negócio”, o business partner é um profissional de RH experiente que trabalha diretamente com a liderança sênior de uma organização para desenvolver e dirigir uma agenda de recursos humanos que apoie de perto os objetivos da empresa.

Em vez de atuar principalmente como parte do departamento interno de recursos humanos, o parceiro de negócios de RH trabalha em estreita colaboração com a liderança sênior, talvez fazendo parte do conselho de administração ou colaborando regularmente com os altos executivos da organização.

Colocar um profissional de recursos humanos em contato próximo com a liderança executiva torna o RH uma parte da estratégia organizacional. Nos últimos anos, o modelo de business partner para recursos humanos está se tornando cada vez mais popular entre as organizações, mostrando o ganho de relevância da área no todo.

Cada vez mais, o setor de recursos humanos é considerado estratégico no mercado de trabalho. Afinal, o profissional da área é responsável pela retenção de talentos, pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas, pelo bem-estar dentro da cultura organizacional e pela qualidade de vida do capital humano da organização. Não é pouca coisa.

A gestão de pessoas atualmente vai muito além da simples função de departamento pessoal do passado, responsável apenas pela avaliação de desempenho e da política de cargos e salários, por exemplo.  Por meio de conceitos modernos, como people analytics, o business partner pode tornar o RH muito mais estratégico.

O que faz um business partner de RH?

Em linhas gerais, o papel do business partner de RH é garantir que a política e os procedimentos de recursos humanos em toda a organização atendam às necessidades, metas e objetivos da organização e de sua alta liderança. Com isso, há menos foco desse profissional na administração, conformidade e gerenciamento. Em vez de realizar os treinamentos diários ou lidar com a formulação de políticas ou os detalhes de pacotes de benefícios e contratações, o business partner trabalha com o quadro geral.

A pessoa nesta posição determina e dirige os objetivos do departamento de recursos humanos da organização, focando mais no desenvolvimento da estratégia do que na implementação da política. Dessa maneira, o business partner garante que a estratégia de RH se encaixe na estratégia geral de negócios da organização.

Portanto, na estrutura organizacional o business partner não é um vice-presidente, nem é um gerente de recursos humanos. Em vez disso, o profissional seria mais um consultor que trabalha em recursos humanos, construindo relacionamentos e fornecendo recursos em departamentos em toda a organização.

Diferenças entre business partner, gerente e diretor de RH

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Para entender os diferentes papéis que os cargos desempenham no apoio ao sucesso organizacional e para evitar confusão, é preciso analisar três cargos: business partner, gerente de RH e diretor de RH. Quanto maior a organização, maior a probabilidade de um empregador delinear claramente as diferentes responsabilidades de desempenho entre três funções tão importantes no mundo de RH.

Um business partner e um gerente de RH são funções separadas e representam dois modelos diferentes de condução de serviços de recursos humanos dentro de uma organização. Em geral, um gerente de RH detém a responsabilidade geral pela implementação diária das políticas de recursos humanos e desempenha um papel importante no bom funcionamento da organização.

As responsabilidades do gerente incluiriam, mas não estariam restritas à aquisição e desenvolvimento de talentos, métricas de produtividade dos funcionários, procedimentos disciplinares, processamento de folha de pagamento e benefícios, coordenação da equipe de suporte e conformidade regulatória.

O trabalho do gerente de RH concentra-se ainda no desenvolvimento de políticas e na aplicação de procedimentos. Esta posição é responsável por sistemas como processamento de folha de pagamento, recrutamento, contratação, administração de sistemas e muito mais. Assim, o gerente de RH supervisiona o departamento de RH.

O business partner, por outro lado, não tem responsabilidades administrativas sobre um departamento. Sua função principal é trabalhar com a equipe de liderança sênior da empresa e com os gerentes de departamento para ajudar a orientar e comunicar a estratégia geral da organização. Os business partners colaboram com o departamento de RH enquanto consultam a equipe executiva sobre questões e iniciativas de RH.

Esses profissionais podem ter uma mão no desenvolvimento de iniciativas e estratégias de RH que afetam toda a organização. Além disso, um business partner é um profissional sênior que tem uma compreensão abrangente e experiência em como a função de RH torna uma linha de negócios dentro da empresa bem-sucedida.

Em geral, as responsabilidades do trabalho incluem coaching de executivos sobre questões de RH, como planejamento estratégico, desenvolvimento de RH e estratégias organizacionais de apoio, análise de requisitos de talentos, recrutamento e integração. Os business partners têm um forte conhecimento geral de negócios e experiência específica no setor de negócios do empregador, o que lhes permite usar os recursos de RH para apoiar as metas de negócios da organização.

Já o diretor de RH é uma função de gerenciamento estratégico sênior, enquanto o business partner de RH é um colaborador individual sênior que apoia e colabora com um ou mais gerentes da organização. O diretor de RH é um cargo estratégico responsável pela criação e aplicação de todas as políticas e programas de recursos humanos que ajudam a organização a atingir as metas de negócios.

Como tal, o diretor de RH tem responsabilidades que incluem estabelecer salários e benefícios competitivos para todos os funcionários e supervisionar todos os funcionários e departamentos de recursos humanos.

Além disso, o diretor analisa as práticas de RH e sua implementação adequada pela administração da empresa para garantir a legalidade e a consistência enquanto procura oportunidades para aumentar a produtividade e conter custos. Os cargos de diretor são considerados cargos executivos, pois são responsáveis ​​por orçamentos, lucros e perdas.

Como se tornar um business partner?

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A função e as responsabilidades do business partner estão se tornando cada vez mais estratégicas, pois estamos na era digital e as mudanças acontecem muito rapidamente. Um business partner competente pode aliviar o estresse que geralmente recai sobre as equipes de liderança pensando estrategicamente, planejando o futuro e ajudando a integrar a tecnologia ao fluxo de trabalho.

Um business partner deve aprender continuamente e manter-se a par dos novos desenvolvimentos com RH e dentro do setor de negócios. Ao fazer isso, eles ajudam suas organizações a se tornarem mais bem-sucedidas. Em uma palavra, como um business partner conhecedor de pessoas e de negócios, o profissional pode ter um forte impacto positivo em seus negócios.

Há uma série de requisitos que qualquer pessoa que queira se tornar um business partner deve atender. Por um lado, é preciso uma sólida experiência de trabalho em gestão de recursos humanos e melhores práticas de RH.

Também é necessário ter um sólido senso de negócios, habilidades de resolução de problemas e habilidades analíticas. O profissional também precisa atender a uma série de requisitos em termos de educação e experiência profissional.

Vamos dar uma olhada em algumas das habilidades essenciais que qualquer pessoa precisa possuir para ter sucesso como business partner.

Habilidades em Gestão de Projetos e Pessoas

Um business partner precisa possuir excelentes habilidades de gerenciamento de projetos e pessoas. Isso é vital porque eles serão responsáveis ​​por gerenciar uma vasta gama de recursos e partes interessadas. Isso inclui ter habilidades de liderança e resolução de problemas altamente desenvolvidas e a confiança para agir por iniciativa.

Capacidade de gerenciar mudanças e transformações

Um bom business partner também precisa ser capaz de se adaptar e gerenciar efetivamente as mudanças e transformações. Isso permite que eles se adaptem aos objetivos de negócios em evolução, como os experimentados durante a pandemia de covid, por exemplo.

Nos negócios, a mudança é a única constante. Um bom business partner precisa ser capaz de enfrentar desafios disruptivos com o menor impacto na organização.

Habilidades comunicativas efetivas

Um business partner também precisa ter excelentes habilidades de comunicação. Isso os ajudará a gerenciar habilmente uma série de atividades, desde negociações até resolução de conflitos ou crises.

Eles também precisam ter confiança para dizer não aos executivos quando desafiados e necessários. Esta é uma parte integrante de estar em um papel que fundamentalmente defende a mudança.

Conhecimento de negócios e consciência cultural

Como já mencionamos, um requisito crítico para ser um business partner de sucesso é ter uma vasta experiência em gestão de negócios e recursos humanos.

Ele precisa entender as principais funções de negócios, como as unidades de negócios interagem e como funcionam os organogramas. Também necessita ter um senso aguçado de consciência cultural. Além disso, precisa de um entendimento firme das diferentes leis trabalhistas, práticas comerciais e estruturas de remuneração.

Capacidade de identificar e desenvolver líderes

Outra habilidade importante a possuir é a capacidade de identificar e desenvolver líderes eficazes. Uma das responsabilidades mais importantes de um business partner é fazer a ligação com executivos seniores e líderes departamentais e garantir que todos os níveis de gerenciamento tenham um entendimento firme dos objetivos estratégicos de RH da organização.

Isso permite que todas as unidades de negócios alinhem seu desempenho com os objetivos da empresa. Uma parte fundamental disso é ser capaz de identificar os candidatos externos certos para cargos de liderança. Também precisa fornecer a eles o treinamento certo para que eles possam conduzir seus departamentos ao sucesso geral dos negócios.

Proficiência com ferramentas digitais

Finalmente, um business partner precisa de experiência trabalhando com uma ampla gama de ferramentas e soluções de software. Isso inclui experiência com ferramentas de inteligência de negócios, suporte a decisões, visualização de dados e comunidades online que facilitam o compartilhamento de informações. Isso ajudará o candidato certo a desenvolver e comunicar a estratégia de RH e gerenciar indivíduos e equipes.

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