Cultura organizacional: entenda o que é e qual sua relevância
Muito se fala sobre a cultura organizacional, mas você sabe o seu significado? Assim como não há duas pessoas com impressões digitais iguais também não existem duas empresas com culturas idênticas. No entanto, poucas coisas são tão importantes, e às vezes tão difíceis de entender, quanto a cultura de uma organização.
O candidato a uma vaga na empresa busca conhecer qual é a cultura para determinar se ele se encaixará nela. Já os clientes da organização desejam entender o que esperar quando interagem com os funcionários.
Todos na empresa procuram compreender quem são, de onde vieram e para onde vão. Por sua vez, a liderança quer saber o que é a cultura da organização para que possa usá-la para influenciar comportamentos.
Há muitos exemplos de cultura organizacional. E todos eles têm impacto sobre a comunicação interna, a gestão de pessoas, os objetivos da empresa e o clima organizacional.
É necessário entender como os tipos de cultura organizacional orientam o comportamento dos colaboradores no dia a dia, por exemplo. Ou como um negócio é impactado pela cultura. Como dá para notar, o tema tem vários desdobramentos. Portanto, é fundamental esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de valores, práticas e expectativas que informam e orientam as ações de todos os integrantes da empresa. Deve ser entendido como a coleção de características que fazem da organização o que ela é.
Uma cultura organizacional forte exemplifica traços positivos que levam a um melhor desempenho. Já uma cultura disfuncional traz à tona pontos que podem atrapalhar até mesmo as mais bem-sucedidas organizações.
Não devemos confundir cultura com metas da organização ou declaração de missão, embora ambos possam ajudar a defini-la. Uma cultura é desenvolvida por meio de comportamentos autênticos e consistentes, não de documentos ou comunicados.
Podemos observar a cultura de uma organização em ação ao ver como o presidente da empresa responde a uma crise. Também é possível verificar isso ao notar como um gestor corrige um colaborador que comete um equívoco, por exemplo.
Em geral, os fundadores e líderes de RH desenvolvem e propagam a cultura, mas é um conceito em constante mudança, impulsionado pelos colaboradores. Esses valores devem ressoar com os funcionários e fazê-los sentir que seu trabalho é importante e se encaixa em um propósito maior.
Também é possível acrescentar que a cultura organizacional é como as empresas fazem as coisas e por quê. É o que faz a diferença entre uma equipe de funcionários felizes e trabalhadores e um grupo de estranhos mal-humorados.
Qual é a importância da cultura organizacional?
A cultura impacta todos os pontos de um negócio, desde o tom e a pontualidade até os benefícios dos colaboradores. Quando a cultura se alinha com seus colaboradores, é mais provável que eles se sintam mais confortáveis, valorizados e apoiados.
Organizações que priorizam a cultura conseguem enfrentar mudanças no ambiente de negócios e momentos difíceis, mas saem mais fortes deles. A cultura também é uma vantagem quando pensamos em na atração de talentos para superar os concorrentes.
De acordo com um estudo de alcance global, 77% dos profissionais levam em consideração a cultura de uma organização antes de se candidatar. Quase 50% dos colaboradores deixaria seu atual emprego por uma oportunidade de remuneração menor, mas em uma empresa com uma cultura melhor.
A cultura é um dos indicadores principais de satisfação dos colaboradores numa organização. Além disso, é uma das principais razões pelas quais 65% dos profissionais permanecem em seus empregos.
Benefícios de uma cultura organizacional saudável
Vejamos agora as principais maneiras pelas quais uma cultura organizacional saudável impacta o sucesso geral de um negócio:
Aumenta o engajamento dos funcionários
O engajamento dos funcionários define a percepção deles sobre a natureza de seu trabalho. Também indica como eles se sentem motivados na função e sua conexão com o trabalho e a organização.
As empresas com uma cultura saudável têm índices de engajamento de funcionários mais altos do que organizações com cultura empresarial fraca. Com o maior envolvimento dos funcionários, vem a satisfação no trabalho, que é um catalisador para o desempenho da organização.
Constrói a marca como empregador
Toda organização tem uma marca empregadora. Candidatos a vagas de emprego, contratados, demitidos ou aposentados. Todos têm uma opinião sobre como seus processos de contratação refletem a forma como as coisas funcionam na organização.
A cultura de uma organização não é algo que possa ser escondido das pessoas. A maioria dos funcionários ou candidatos tem uma noção da organização com base em suas interações quase de imediato. E isso molda sua decisão.
Aumenta a produtividade geral
Colaboradores satisfeitos são mais produtivos, mais responsáveis e se preocupam com os resultados que sua contribuição gera para a empresa.
A produtividade de uma organização não está em uma escala linear e cresce ou se altera com o tempo. Porém, existem etapas que as equipes de liderança devem seguir para orientar a cultura da empresa na mesma direção de seus objetivos.
É importante fazer isso. Se a cultura organizacional de uma empresa não estiver alinhada com seus objetivos, pode parecer hipócrita, afastar funcionários e candidatos de alto desempenho.
Auxilia na manutenção dos melhores talentos
Não é segredo que os funcionários que se sentem parte de uma comunidade valorizam mais seus empregos e, portanto, permanecem nele. Num mundo cada vez mais digital, o sentimento de pertencimento é o que a maioria dos candidatos procura numa organização.
Colaboradores satisfeitos são mais produtivos, mais responsáveis e se preocupam com os resultados que sua contribuição gera para a empresa. Uma empresa que busca melhorar sua cultura organizacional deve se concentrar na construção de uma cultura que promova diversidade, equidade e inclusão.
Não se sentir parte da cultura de uma empresa é uma das principais razões pelas quais as pessoas deixam seus empregos atuais.
Como desenvolver uma cultura organizacional de alto desempenho
Criar uma ótima cultura organizacional requer desenvolver e executar um plano com metas claras que você possa efetivar e mensurar. As etapas abaixo são um roteiro para construir uma cultura de continuidade que trará benefícios de longo prazo para toda a organização.
Excelência em reconhecimento
Reconhecer as contribuições de todos os integrantes do time tem um impacto positivo e de longo prazo na cultura organizacional. Se todos no grupo reconhecem os feitos dos outros, cada um começa a ver como faz parte de um todo.
Mesmo os funcionários mais cansados querem saber que seu trabalho é importante e percebem quando não são apreciados. Quando uma organização faz da valorização dos colaboradores parte de sua cultura, métricas importantes como retenção, engajamento e produtividade das equipes melhoram.
Fazer do reconhecimento parte da cultura significa que deve ser algo regular, não reservado apenas para grandes marcos ou aniversários de trabalho.
Ative a voz do funcionário
É essencial criar uma cultura que incentive a voz dos colaboradores e valorize o feedback. Deixar de fazer isso pode resultar em perda de receita e à desmotivação dos funcionários. Primeiro, é preciso coletar feedback usando as ferramentas adequadas e que permitam quem os colaboradores expressem o que estão sentindo.
Depois disso, avalie os resultados para verificar aquilo que está funcionando bem e o que não está. De acordo com o que descobrir, aja. Isso irá fortalecer sua cultura e levará a benefícios como maior lucratividade e maior satisfação dos funcionários.
Viva de acordo com os valores da empresa
Os valores da organização formam a base de sua cultura. Elaborar uma declaração de missão é um ótimo começo. Porém, viver segundo os valores da organização significa inseri-los em todos os aspectos do negócio.
Os colaboradores, clientes e parceiros irão reconhecer e apreciar que a organização coloca seus valores em ação todos os dias. A empresa também pode reconhecer os funcionários por ações que exemplificam seus valores. Isso irá mostrará que são mais do que apenas palavras. Também vai incentivá-los a desenvolver uma cultura baseada em valor que a organização deseja ver.
Crie conexões entre os integrantes da equipe
Construir uma cultura no ambiente de trabalho que possa lidar com a adversidade requer estabelecer conexões fortes entre os integrantes da equipe. Porém, com a comunicação cada vez mais remota e concisa, criar esses laços pode ser um grande desafio.
Incentivar a colaboração e atividades de formação de equipes são duas formas eficientes de reunir a equipe e promover a comunicação. Mesmo no trabalho remoto.
Concentre-se no aprendizado e desenvolvimento
Grandes culturas de trabalho são estabelecidas por colaboradores que estão aprendendo de forma contínua e organizações que investem no crescimento de seus profissionais. Treinamento e fornecimento de novas tarefas aos colaboradores são excelentes maneiras de indicar à equipe que a liderança investe no sucesso deles.
Tenha a cultura em mente desde o primeiro dia
Se a perspectiva de um colaborador não se relaciona à cultura da organização, provavelmente os seus resultados serão ruins. As empresas devem realizar contratações pela cultura e reforçá-la ao longo do processo de integração e depois dele.
Procedimentos e práticas precisam ser ensinados, assim como valores devem sempre ser compartilhados. Na hora de contratar, faça perguntas focadas no fit cultural. Exemplos: busque saber o que é relevante para o entrevistado e por que ele se sente atraído para trabalhar na empresa.
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Conclusão
O que é cultura organizacional? Em primeiro lugar, a cultura da organização não é a mesma coisa que a declaração de missão da empresa. A cultura do local de trabalho é maior do que a declaração de missão da empresa ou seus objetivos organizacionais declarados.
A declaração de missão e seus objetivos organizacionais podem ser usados para definir sua cultura, no entanto. A cultura da organização se fundamenta em como os profissionais que trabalham nela se comportam de forma consistente.
Sua evolução acontece à medida que os executivos, gerentes e funcionários da empresa têm que enfrentar situações desafiadoras à medida que o negócio cresce. A cultura não se baseia num único evento ou numa interação mal gerenciada com um fornecedor ou cliente.
A cultura se estabelece no decorrer do tempo e afeta todos os aspectos do negócio. Uma empresa que se concentra em sua cultura tende a ser mais bem-sucedida porque está constantemente tentando melhorar.
Criar uma cultura eficaz no local de trabalho significa implementar sistemas para promover o desempenho dos funcionários e mantê-los engajados, tanto em suas funções quanto no panorama geral da empresa.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
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