Dinâmica de grupo: benefícios na seleção e integração da equipe

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Há muitas formas de promover o trabalho em equipe nas organizações, mas a dinâmica de grupo é uma das mais eficazes. Esta ferramenta pode ser usada para várias finalidades, como quebrar o gelo, melhorar a comunicação ou identificar possíveis líderes.

Uma dinâmica de grupo permite que a organização observe e analise as mudanças pelas quais um grupo passa. Também é capaz de indicar as alterações sofridas pelas pessoas que compõem uma equipe diante de determinadas situações e influências.

Podemos ainda considerar a dinâmica de grupo uma ferramenta para uma boa gestão de equipe e que ajuda na retenção de talentos da organização. Graças ao trabalho em equipe, a integração é melhorada e novas habilidades são desenvolvidas.

O que é uma dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo são atividades coletivas que tem por objetivo promover a integração entre integrantes de uma equipe e fortalecer a confiança entre eles. São exercícios atrativos, sempre adaptados às circunstâncias dos participantes.

A expressão “dinâmica de grupo” vem da sociologia e, desde meados do século 20, foi integrada no campo dos recursos humanos. Tornou-se parte essencial da criação da tão esperada coesão de grupo que as empresas procuram.

As organizações viram nestas atividades a capacidade de integrar colaboradores e desenvolver novas perspetivas e competências. Isso ocorre de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

As dinâmicas de grupo costumam ser utilizadas em processos de seleção de pessoal, como entrevista em grupo (ou entrevistas em vídeo em grupo). Também podem integrar o trabalho de teambuilding (formação de equipes) realizado nas organizações.

Como as dinâmicas são exercícios em grupo, é possível fazê-las de inúmeras maneiras, a partir de ideias e adaptações. O mais comum é classificá-las segundo sua finalidade, ou seja, de acordo com o resultado que se quer obter ao realizá-las.

Dessa maneira, existem dinâmicas de grupo de apresentação, resolução de conflitos, descontração, treino, memorização, conhecimento, reflexão, colaboração, entre outras. As únicas características básicas que uma proposta de dinâmica deve atender são:

  • Todos os participantes têm um objetivo comum.
  • Os participantes devem participar como um grupo ou subgrupo, ou seja, deve haver uma concepção de unidade.
  • Os participantes têm que se ajudar para conseguir alguma coisa.

Esses três aspectos devem ser incluídos numa única atividade que estimule a emoção, a criatividade, o dinamismo ou a tensão positiva. Isso ajudará a melhorar as habilidades individuais de cada participante e a alcançar um maior comprometimento do grupo.

Esta estratégia é muito difundida porque obtém bons resultados na proatividade e produtividade do grupo. Por isso conhecer as melhores dinâmicas de grupo e saber aplicá-las é uma habilidade que todo profissional de gestão de equipes deve dominar.

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Qual o objetivo de uma dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo são atividades coletivas que buscam promover a integração dos componentes de uma equipe. Essas ferramentas são usadas pela área de recursos humanos para criar coesão de grupo em benefício das organizações.

Graças a esses recursos, a integração dos funcionários é melhorada e novas e diferentes perspectivas e habilidades são desenvolvidas. O psicólogo germano-americano Kurt Lewin (1890-1947) foi o primeiro a usar o termo “dinâmica de grupo”.

Lewin a definiu como “a maneira pela qual grupos e indivíduos agem e reagem a circunstâncias em mudança”. O psicólogo fez experimentos para demonstrar como a dinâmica de grupo afeta os integrantes de cada equipe.

Para isso, ele recrutou um grupo de pessoas e analisou seus comportamentos, condições físicas e características psicológicas. Lewin os dividiu em equipes e pediu que fizessem uma série de tarefas. Cada grupo tinha um líder, que possuia um tipo diferente de liderança.

Foi demonstrado que dependendo do estilo de liderança e comunicação, a produtividade e o comprometimento variavam. É importante que os líderes tenham habilidades para trabalhar com os funcionários, criando um bom ambiente.

Essa condição contribui para que os funcionários estejam motivados, comprometidos e confortáveis. Como observou Lewin, a falta ou potencial de habilidades-chave dentro da equipe pode ser detectada por meio de uma dinâmica de grupo.

Uma vez detectados, esses pontos podem ser melhorados por meio de ações de iniciativas de formação ou treinamento. As empresas podem adotar programas de treinamento e integração das equipes de trabalho para se adaptar às mudanças atuais.

Com a implantação desses programas, cada indivíduo pode contribuir com seus conhecimentos, habilidades e motivações. São criadas sinergias na organização e o resultado da equipe supera o resultado de cada um individualmente.

As dinâmicas de grupo também permitem o aprimoramento da força de trabalho ao identificar pontos a serem fortalecidos. Para obter melhores resultados, cada indivíduo do grupo deve treinar sua inteligência emocional de trabalho e habilidades de comunicação.

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Quando aplicar uma dinâmica de grupo?

O papel que cada pessoa assume num grupo de trabalho indica como ela age e qual é o seu grau de envolvimento com colegas. Conhecer o papel que cada um desempenha ao trabalhar em equipe é um dos objetivos buscados com as dinâmicas de grupo.

Em geral, esse papel é assumido espontaneamente pela própria personalidade do participante. Porém, em outras ocasiões, o papel pode ser atribuído pelo responsável por conduzir a dinâmica, que deve adotar uma posição de observador.

Dinâmica de grupo em processo seletivo

dinâmica de grupo no processo seletivo é uma prática em que candidatos são reunidos para resolver um tema ou problema proposto pelo recrutador ou entrevistador. O tempo estimado de duração da dinâmica costuma ser entre 30 e 60 minutos.

O grupo participante deve mostrar seus diferentes pontos de vista e chegar a uma solução de forma coletiva e consensual. Durante a dinâmica, valoriza-se a forma de comunicar, a linguagem corporal, a capacidade de ouvir, dialogar, persuadir e cooperar em equipe.

A capacidade de decisão ou a criatividade também são avaliados. São observados ainda o grau de educação, respeito, sinceridade e empatia que cada candidato demonstra com os colegas. É uma forma de conhecer a atitude, o comportamento e o talento dos candidatos.

A dinâmica permite descobrir quais são as características de cada um e como se comportam quando têm de trabalhar em grupo. O entrevistador pode conhecer a personalidade, detectar competências e observar como cada um raciocina.

Tudo isso permite expor as aptidões e competências de cada um diante de avaliadores que verificam os recursos para o trabalho em equipe. A dinâmica é fundamental para a organização verificar e decidir quem é a pessoa ideal para o perfil que ela procura.

Dinâmica de grupo para desenvolvimento do trabalho em equipe

Quando os colaboradores de uma organização estão motivados e satisfeitos os bons resultados costumam aparecer. A força de trabalho é o que possibilita o desenvolvimento dos projetos, por isso fortalecê-la é o primeiro passo para garantir o sucesso nos negócios.

As dinâmicas de grupo são ferramentas capazes de aprimorar a criatividade dos integrantes de uma equipe. Também se apresentam como um recurso valioso para fortalecer a união entre os componentes de um time de trabalho.

Podem ainda reduzir os conflitos, ao melhorar o entendimento entre as pessoas e criar um ambiente profissional mais saudável. A coordenação de várias pessoas em um mesmo setor pode exigir ferramentas extras que promovam o entendimento e a compreensão.

É importante desenvolver a empatia, a inclusão, o respeito e possibilidade de ouvir o outro. Por isso, o departamento de recursos humanos pode propor dinâmicas de grupo para trabalhar atitudes e emoções pessoais dos colaboradores.

O objetivo dessas iniciativas é buscar relações de trabalho mais produtivas. Para ser realmente eficaz, mais do que uma dinâmica isolada, deve-se adotar um processo contínuo. Isso significa integrá-la à cultura do grupo e da organização.

Quais os benefícios de se promover uma dinâmica de grupo para colaboradores da empresa?

As dinâmicas de trabalho não são apenas jogos ou atividades para entreter. São técnicas para promover a coesão do grupo. Exercícios de formação de equipe são atividades que trabalham os vínculos e mecanismos de um grupo.

Algumas dinâmicas beneficiam o desenvolvimento de capacidades. Os exercícios exigem criatividade para serem resolvidos. Com a prática, os integrantes do grupo desempenham novos papéis, aprendendo novas táticas e formas de resolver conflitos.

As atividades também ajudam a conhecer melhor a equipe. Saber quais são os gostos, ideias, habilidades dos integrantes do grupo aumenta sua coesão. Quando conhecemos nossos colegas, temos mais facilidade em nos conectar com eles.

Outro ponto é que ao melhorar as relações entre e dentro das equipes, a dinâmica aumenta o comprometimento com a organização e a produtividade. Ao fortalecer as relações afetivas dos colaboradores, cria-se um vínculo entre eles e a organização, bem como entre si.

Essas dinâmicas são importantes para a empresa porque oferecem uma ampla variedade de benefícios:

Cultivar um bom clima organizacional

Dinâmicas de grupo ajudam a melhorar o ambiente de trabalho e a tornar a comunicação entre os colegas mais fluida. Elas também contribuem para a administração de conflitos.

Elevar a motivação da equipe

A aplicação de dinâmicas aumenta a motivação para o trabalho e injeta energia no grupo. Em paralelo, isso também ajuda a reduzir o estresse entre os integrantes da organização.

Aproximação entre colegas de trabalho

Exercícios em grupo reforçam o sentimento de pertencimento às equipes de trabalho e à organização. Eles também ajudam a quebrar o gelo quando um novo funcionário chega e contribuem para a integração dele com o restante da equipe.

Identificação de habilidades individuais no desenvolvimento da dinâmica coletiva

As dinâmicas de grupo ajudam a identificar as competências dos integrantes da equipe de trabalho. Elas servem ainda para compartilhar conhecimento sobre um tema específico.

Incentivar a capacidade de comunicação dos colaboradores

Exercícios em grupo incentivam não apenas a união da equipe, mas também a comunicação entre os colaboradores e o líder.

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Como aplicar uma boa dinâmica de grupo?

A coesão da equipe de trabalho é um fator essencial para o cumprimento dos objetivos de uma organização. Mas o que fazer quando o grupo não se comunica de forma eficaz, ou quando não há empatia entre seus integrantes?

Dinâmicas de grupo presenciais e virtuais podem ser a solução para esse obstáculo. Por meio de diversas técnicas, aplicadas com atividades criativas, a organização pode promover a união no ambiente profissional. Uma boa dinâmica pode ser resumida em alguns passos:

Perguntas de enquadramento

Faça a si mesmo perguntas de enquadramento: para quem é? Em que contexto? O que eu preciso que o grupo experimente? Com essas respostas fica mais fácil passar a definir o objetivo final da dinâmica.

Definição do objetivo

Escreva em uma única frase o que você deseja alcançar com a dinâmica de grupo que está sendo criada. Você terá que pensar em que tipo de atividade você quer que os participantes façam, como se comunicar, representar, solucionar problemas, etc.

Ou ainda o que você quer que eles explorem, como lidar com dificuldades em uma tarefa, técnicas de persuasão. É preciso definir o que você gostaria que eles fizessem. Essas diretrizes são fundamentais para obter os resultados que interessem à organização.

Crie a dinâmica

É hora de você pensar em atividades que vão te ajudar a atingir o objetivo traçado. Não se limite e pense grande: você pode criar a dinâmica a partir dos objetos que deseja usar ou variar uma dinâmica já existente para atender às suas necessidades.

Forneça a estrutura

Agora é a hora de verificar quais regras a atividade terá, quais elementos serão usados, quais instruções você dará ao grupo e como a dinâmica irá decorrer.

Aplique a dinâmica

A parte prática chegou. Direcione a dinâmica do seu grupo e tire o melhor proveito dos participantes. A ideia é que, com atividades simples e dinâmicas, a organização consiga levar o grupo a atingir o ponto de desenvolvimento de suas habilidades que ela precisa.

Por ser uma técnica simples e prazerosa, a dinâmica de grupo está entre as habilidades que todo gestor de talentos deve possuir e saber como colocar em prática.

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Dinâmica de grupo online: como funciona?

A pandemia de covid fez com que quase todas as atividades profissionais passassem para a esfera virtual. E a dinâmica para os grupos não escapou. Atividades que antes eram realizadas presencialmente foram adaptadas às novas circunstâncias.

As dinâmicas virtuais são excelentes para manter a comunicação entre os integrantes da equipe e aumentar a colaboração. Também ajudam os envolvidos a terem melhor raciocínio, capacidade de estabelecer contato com outras pessoas e melhorar habilidades sociais.

Existem muitas dinâmicas de grupo que podem ser realizadas para atingir esse objetivo. Vamos ver alguns exemplos de dinâmicas de grupos virtuais.

Que animal você é?

Ao usar aplicativos para videoconferência, é possível aplicar essa dinâmica para poder conhecer os integrantes da equipe. Neste exercício, é pedido que digam o seu nome seguido de um animal com o qual se identifiquem.

Podem também dizer os hobbies que têm, o que gostam de fazer nos tempos livres ou qualquer outra informação que os ajude a conhecê-los melhor. É uma boa forma de quebrar o gelo e, acima de tudo, é perfeito se as pessoas estão começando a usar a virtualidade.

A máquina do tempo

Essa é uma dinâmica que pode ajudar a aumentar o conhecimento em termos de fatos históricos e cultura geral. Nesse sentido, cada pessoa deve escolher um evento passado que influenciou a história da humanidade e que gostaria de ter vivenciado.

O objetivo é explicar aos demais participantes por que aquele determinado fato lhes interessa, quais são os motivos que os levam a querer experimentá-lo e comentar algum outro fato curioso. Esta é uma forma de ampliar o conhecimento do grupo.

Conte sua trajetória profissional em 1 minuto

Esta é uma das dinâmicas de grupo remotas mais desafiadoras. Ela envolve explicar em menos de um minuto o que a pessoa fez em toda a sua carreira profissional. Diga apenas a coisa mais importante, para que seus colegas o conheçam melhor.

Com isso é possível construir um ótimo relacionamento com eles. É excelente se for feito em videoconferência entre 20 pessoas ou menos. Ninguém deve exceder seu tempo. Caso isso aconteça, poderá ser estabelecido algum tipo de punição escolhida pelo grupo.

Vendedor de coisas absurdas

Essa atividade busca desenvolver a argumentação e a comunicação. O objetivo é que cada um escolha o objeto mais curioso que tem por perto e tentar vendê-lo. É preciso ser convincente, mencionar possíveis usos e aplicações e até criar pacotes e promoções.

Ao final, os participantes devem dizer qual objeto desejam comprar e o motivo. Essa dinâmica gera empatia, pois todos podem explicar a história daquele objeto e dizer quando o adquiriram, por que ou se ele traz uma lembrança agradável.

Exemplos de dinâmicas divertidas para aplicar na empresa

As empresas realizam diferentes tipos de dinâmicas de grupo, cada uma com um objetivo específico. Conheça algumas modalidades capazes de divertir as equipes ao mesmo tempo em que cumprem importantes funções para o trabalho em grupo:

Dinâmica da ilha deserta

Para esta dinâmica um envelope deve ser entregue para cada integrante da equipe. Dentro, dele deve haver uma folha com o seguinte questionário:

  • Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, qual pessoa do grupo você gostaria que o acompanhasse?
  • Imagine que você tem que organizar uma festa, qual pessoa do grupo você gostaria que te ajudasse?
  • Se você ganhasse um prêmio em um concurso e pudesse escolher três pessoas do grupo para fazer um cruzeiro com você, quem você levaria?

As respostas devem conter os nomes dos escolhidos e uma explicação para a seleção. Mas as folhas não devem ser assinadas ou identificadas de nenhuma forma. Os resultados também não devem ser compartilhados. Ninguém deve saber quem escolheu quem.

O objetivo é saber quais valores são identificados como qualidades na equipe, e saber como é a interação de cada um. Os resultados podem ajudar o líder a integrar melhor aqueles que foram menos escolhidos e reforçar no grupo os valores tidos como positivos.

Dinâmica de apresentação

As dinâmicas de apresentação permitem que diferentes integrantes de um grupo tenham a oportunidade de se apresentar e conhecer os demais. São especialmente indicadas para pessoas tímidas, que teriam mais dificuldade na hora de dar o primeiro passo para se abrir.

Com isso cria-se um clima de companheirismo, promove-se o conhecimento interpessoal e podem até servir para estabelecer laços com os outros. Uma dinâmica de apresentação reforça a sensação de pertencimento dos integrantes de um grupo.

Isso evita o isolamento e o sentimento de rejeição. A dinâmica pode ser feita de várias maneiras. Um exemplo é escrever perguntas sobre os gostos, motivações, aspirações, hobbies, etc. Cada um deve ir à frente do grupo e responder a cada questão sobre si.

Quanto mais informações forem incluídas nesse tipo de dinâmica, melhor. Estado civil, características que a pessoa aprecia profissionalmente nos outros e aquilo que não gosta, além de nome e idade, são algumas possiblidades.

Dinâmica do desafio

Esta é uma das dinâmicas de grupo mais populares. Para aplicá-la, a equipe deve ser dividida em dois grupos com o mesmo número de integrantes. As fichas com desafios são colocadas em uma caixa que não permita que sejam lidas de fora.

Os jogadores são solicitados a passar a caixa uns para os outros enquanto uma música toca. Quando a música parar, quem estiver com a caixa deve pegar uma ficha com um desafio. Você terá três opções:

  • Aceitar o desafio e ganhar três pontos para sua equipe.
  • Passar para outro integrante da mesma equipe.
  • Atribuir a um integrante da equipe adversária e ser penalizado em quatro pontos.

Cada equipe pode rejeitar o desafio três vezes, mas, a partir da quarta, terá de cumpri-lo. Embora seja muito parecida com um jogo, essa dinâmica tem como objetivos estimular os participantes a correr riscos e assumir desafios que os ajudem a crescer profissionalmente.

Dinâmica das mãos dadas

Trata-se de uma dinâmica de aquecimento ou quebra-gelo. A importância desta atividade é que o grupo só conseguirá enfrentar o desafio se todos colaborarem. Assim, eles poderão experimentar os resultados que são alcançados por meio do trabalho em equipe.

Os participantes são convidados a formar um grande círculo. O coordenador solicita que todos dêem as mãos e memorizem qual pessoa está à direita e à esquerda. Em seguida, eles devem soltar as mãos e começar a se mover livremente pela sala.

Enquanto as pessoas caminham, vários pedaços de papelão devem ser colocados no centro da sala. Deve ser a quantidade necessária para que todos os participantes fiquem em pé neles e não haja muito espaço para se movimentar.

Quando todos estiverem com os pés dentro do papelão, o grupo tem 10 minutos para dar as mãos novamente. Cada um deve se lembrar quem estava à sua direita e à sua à esquerda. Em nenhum momento durante a atividade eles podem sair do papelão.

Objetivo da dinâmica é:

  • Promover a integração por meio de um desafio em grupo
  • Experimentar a importância do trabalho em equipe
  • Experimentar a importância da colaboração na tarefa em grupo

Dinâmica da criatividade

Resolver problemas de forma criativa e eficiente é uma característica necessária para profissionais de qualquer área. Essa habilidade é especialmente útil quando pode ser ativada em situações inusitadas ou com algum tipo de restrição (tempo, dinheiro, pessoas).

A ideia dessa dinâmica de integração não é chegar a um consenso, mas estimular a produção de diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Os integrantes do grupo analisado podem conversar entre si, se quiserem. Funciona assim:

  • Defina um único problema para resolver e compartilhe todos os detalhes relevantes com os participantes. O ideal é que o tema esteja relacionado a desafios específicos que essas pessoas possam vivenciar em seu cotidiano de trabalho.
  • Se você está fazendo uma dinâmica de integração com uma equipe de atendimento, por exemplo, pode colocar como problema um cliente insatisfeito com o preço do produto ou um cliente que pede informações que você não tem.
  • Em seguida, peça que eles reflitam sobre a situação e pensem em soluções para o problema. Se achar útil, você pode fornecer a eles um roteiro a seguir. Isso pode ser feito em pequenos grupos ou individualmente.
  • Finalmente, as pessoas devem compartilhar suas propostas com o resto do grupo e falar sobre os prós e contras das ideias.

Dinâmica da amnésia

Essa dinâmica quebra o gelo de quem não se conhece bem. Para a atividade dever-se usar etiquetas e canetas. De início, cada um deve escrever o nome de uma personalidade (um artista ou alguém famoso) na etiqueta e colar na testa de outro participante.

A pessoa não pode ver o que está escrito na sua própria testa. Os outros participantes devem imitar a personalidade, como se tivessem esquecido o nome dela. A pessoa com a etiqueta precisa adivinhar, com base nas imitações que seus colegas fazem.

A ideia é desenvolver a criatividade dos participantes. Trata-se de um exercício divertido e capaz de integrar as pessoas. É possível fazer quantas rodadas forem necessárias, para que todos possam relaxar e se sentirem mais entrosados, uns com os outros.

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Conclusão

As dinâmicas de grupo são atividades aparentemente lúdicas que contribuem para a união e boa comunicação das equipes de trabalho. E embora sejam divertidas na maioria dos casos, seu objetivo vai muito além de apenas entreter a equipe.

As dinâmicas de grupo são atividades que visam aumentar o comprometimento dos colaboradores de uma organização. Esses exercícios em grupo também treinam as equipes e diminuem o estresse, além de melhorarem o clima organizacional.

Ao criar confiança intra e intergrupo com os funcionários, os objetivos e metas da empresa serão mais fáceis de alcançar. Se os funcionários estiverem motivados, eles se esforçarão mais no crescimento pessoal e nos negócios, o que levará ao aumento da produtividade.

A dinâmica de grupo utiliza várias técnicas, como entrevistas, brainstorming ou debates, para colher opiniões ou propostas. Elas também servem para entender melhor como um profissional pensa e age.

Gerenciar equipes de trabalho virtuais e presenciais não é uma tarefa fácil. Liderar e conviver com pessoas com costumes, culturas e comportamentos diferentes pode se tornar um obstáculo se você não usar as estratégias certas.

A dinâmica de grupo e as técnicas necessárias ao seu desenvolvimento podem ser os seus aliados para melhorar as condições e competências da sua equipa de trabalho. Da mesma forma, saber aplicar a dinâmica pode melhorar a produtividade de uma empresa.

Uma equipe coesa desfruta de um ambiente de trabalho melhor, o que resulta na motivação para o trabalho. Todos estes aspetos fazem parte de uma gestão consciente que procura o cumprimento efetivo dos objetivos traçados e otimizar os resultados da sua equipe.

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