Saiba o que é downsizing e seus impactos para a organização
Traduzido para o português como “diminuição de tamanho” ou “achatamento”, o termo em inglês downsizing se refere à prática de reduzir a estrutura organizacional existente de uma empresa. Tal estrutura é como os funcionários e os processos são divididos, organizados, coordenados e direcionados.
Durante um processo de redução de tamanho, os funcionários são demitidos ou custos são cortados, por meio da diminuição de recursos, para economizar dinheiro e otimizar os processos de negócios. Nesse sentido, o downsizing pode ser visto como um método de otimização organizacional, com a redução de custos em processos internos visando o aumento da produtividade.
O downsizing significa encolher uma estrutura organizacional para um propósito específico ou resultado desejado. Na maioria dos casos, o tamanho da organização (representado pelo número de funcionários) e os custos operacionais são reduzidos drasticamente, muitas vezes por meio de demissões e cortes orçamentários.
A origem do termo é creditada às montadoras de veículos nos Estados Unidos ainda na década de 1970, quando passaram a construir carros e caminhões menores. Nos anos 1980, no entanto, o conceito passou a ser sinônimo de movimentos em organizações que buscavam reduzir seu tamanho com cortes de postos de trabalho ou fechamento de unidades.
Ao considerar o downsizing, os líderes devem analisar como suas operações são conduzidas dentro de um negócio e fazer escolhas apropriadas sobre como os objetivos específicos são abordados ou concluídos a fim de evitar impactos negativos. A implementação do downsizing não deve olhar para o curto prazo, mas analisar o foco nas necessidades mais estratégicas.
O sucesso de uma operação comercial depende muito da estrutura organizacional ou de como as tarefas são divididas, organizadas, coordenadas e direcionadas a todos os trabalhadores. Pode ser mais benéfico para uma empresa reduzir o tamanho para estabelecer um local de trabalho mais funcional em algumas situações.
Por que as organizações adotam o downsizing?
A prática é frequentemente usada como um meio de cortar custos e aumentar a eficiência de uma empresa. Quando uma organização enxuga seu tamanho, ela costuma eliminar cargos para reduzir o número de funcionários. Isso pode ser feito de várias maneiras, como demissões, aposentadoria antecipada ou aquisições.
O downsizing também pode envolver a venda de divisões ou o fechamento de fábricas. Embora, o downsizing possa ser um processo difícil para os funcionários, que podem perder seus empregos, seus benefícios e sua sensação de segurança. No entanto, pode ser uma etapa necessária para uma organização com dificuldades financeiras.
Em alguns casos, uma organização pode estar perdendo lucros demais por empregar muitos trabalhadores ou usar muitos recursos. A empresa também pode ter se fundido recentemente com outra organização e possuir muitos ativos.
Além disso, as organizações também podem reduzir o tamanho se um produto estiver sendo descontinuado, substituir funcionários por tecnologias automatizadas ou reduzir os custos totais. O downsizing pode ajudar uma empresa a melhorar sua posição financeira, reduzindo seus custos e tornando-se mais eficiente. Também pode ajudar uma organização a se tornar mais competitiva, permitindo que ela se concentre em seus negócios principais.
Como se preparar para o downsizing?
Antes que uma organização finalize sua decisão de reduzir seu tamanho cortando custos ou funcionários permanentemente, muitas considerações e etapas devem ser abordadas.
Para uma aplicação do downsizing de forma eficiente, a organização deve permanecer honesta, transparente e aberta/responsiva em suas comunicações entre executivos de alto nível e funcionários de todos os níveis.
As razões para o downsizing devem ser claramente delineadas e explicadas racionalmente aos trabalhadores em todos os níveis organizacionais. Além disso, os planos organizacionais para o futuro devem ser discutidos para auxiliar em uma abordagem mais abrangente para a tomada de decisões.
Uma empresa pode optar por treinar funcionários ou realocar recursos para cargos novos ou múltiplos e continuar a apoiar trabalhadores que foram demitidos por meio de estratégias de recolocação.
Mais importante ainda, a empresa deve ouvir e responder às preocupações de seus trabalhadores. Um planejamento detalhado e ampla comunicação devem ser praticados ao decidir se o downsizing é o curso de ação correto.
Quais os benefícios potenciais do downsizing?
Estes são alguns benefícios potenciais que a organização pode experimentar quando realiza um processo de downsizing:
- Maior motivação: as organizações não reduzem seu tamanho para aumentar a motivação, mas o downsizing pode levar a uma maior produtividade e motivação para os funcionários que desejam mostrar seu valor.
- Gerenciamento mais eficaz: reduzir o tamanho das equipes pode permitir que os gerentes tenham um desempenho melhor e construam relacionamentos mais fortes com os integrantes de sua equipe.
- Comunicação facilitada: assim como ocorre no gerenciamento, quando as organizações reduzem o número de pessoas que devem se comunicar, fica mais fácil facilitar a comunicação entre os que permanecem.
- Otimização de gastos: muitas organizações optam por reduzir o tamanho para economizar recursos e aumentar a otimização dos gastos. Ao reduzir o número de funcionários da empresa, uma organização pode reduzir os custos de mão de obra e os gastos gerais.
Em contrapartida, quando o downsizing não é bem planejado ou executado pode ocasionar problemas para a organização. Entre algumas das consequências estão os gastos com as verbas rescisórias das demissões, redução de lucros, perda de profissionais qualificados e especializados, desmotivação nas equipes remanescentes ao processo de demissão na empresa, queda inicial na produtividade pós-redução do quadro, oferecimento de produtos e serviços de menos qualidade.
Como realizar um downsizing eficaz?
Segundo especialistas, algumas etapas podem facilitar o downsizing de uma organização são elas:
O downsizing é a melhor escolha?
Quem faz parte do processo de tomada de decisão para o downsizing deve considerar se isso é a melhor opção. Muitas empresas optam por reduzir o tamanho quando os lucros são baixos, mas se a causa da baixa lucratividade for a baixa demanda, o corte de tamanho pode não ajudar.
Embora possa ser uma solução eficaz para organizações que precisam se reestruturar, é importante considerar outras alternativas.
Avalie a missão da organização
Ao reduzir o tamanho, é importante centralizar a missão da organização ao comunicar a decisão aos integrantes da equipe e ao agir. Concentrar-se em um objetivo principal ao tomar decisões pode tornar mais simples entender a melhor escolha.
Crie uma meta de redução
Antes de reduzir as posições, definir metas e números específicos pode ser útil. Isso permite que a organização determine quantas posições deve eliminar para poder planejar. Ela pode definir metas para todo o processo de downsizing e para departamentos específicos.
Por exemplo, se o marketing for o maior departamento, a organização pode definir a meta de reduzi-lo em 20%, mas se o departamento de recursos humanos for o menor, pode não ser cortá-lo
Avalie o valor de cada colaborador
Ao determinar quais integrantes da equipe manter e quais dispensar, é importante considerar seu valor total. Algumas organizações optam por demitir profissionais que ingressaram mais recentemente, mas isso pode não gerar o maior valor para a empresa a longo prazo.
Dicas para um downsizing positivo
De acordo com especialistas, algumas dicas são úteis para a realização de um downsizing eficaz, sobretudo, pensando em garantir menos impactos no clima organizacional em razão da demissão de profissionais:
Comunique-se com a equipe
Provavelmente o gerente terá novas informações sobre planos de redução antes de sua equipe. Comunicar-se com eles quando souber mais sobre o downsizing pode ajudá-lo a criar confiança.
Mantenha o comportamento e o trabalho normais
Em vez de se concentrar na reestruturação, incentive os funcionários a continuarem trabalhando normalmente.
Ofereça referências e oportunidades
Se o downsizing afetar a posição de um integrante da equipe, ofereça-se para escrever uma carta de recomendação. Se você souber de outras oportunidades de emprego, ofereça informações e assistência.
Entenda o cronograma de downsizing
A depender do tamanho da organização e da reestruturação, o downsizing pode levar a diferentes períodos de tempo. Compreender a linha do tempo permite que um gestor se comunique melhor com sua equipe.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
Compartilhe este conteúdo:
Artigos relacionados
-
novembro 23, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 21, 2024 Gestão de talentos
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
Categorias
Categorias
- Atração de talentos (15)
- Desenvolvimento (60)
- Engajamento e retenção (36)
- Ferramentas (32)
- Gestão de talentos (88)
Recentes
-
novembro 23, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 21, 2024 Gestão de talentos
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 18, 2024 Ferramentas