Empreendedorismo: o que é, seus tipos e requisitos

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Muito se fala sobre a expressão empreendedorismo, mas será que você sabe realmente o que significa esse conceito? Se formos ao dicionário, iremos verificar que o significado da palavra empreendedorismo aparece como a “qualidade ou caráter do que é empreendedor”. 

Ou a “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”. 

Podemos definir o empreendedorismo como um termo genérico relacionado ao início de um negócio. Howard Stevenson, professor e especialista no tema, da prestigiada Harvard Business School, por exemplo, define empreendedorismo como a “busca de oportunidades além do controle de recursos”. 

Ainda de acordo com Stevenson, empreendedorismo deve ser considerado como um tipo de abordagem gerencial e não um momento específico, como a criação de um negócio, ou uma pessoa específica dentro de um negócio, como seu fundador. 

Em 1942, o economista austríaco Joseph Schumpeter associou o empreendedor ao desenvolvimento econômico, ao afirmar que ele “destrói o velho para criar o novo”, sendo o agente básico do processo de destruição criativa. 

O que significa empreendorismo no Brasil? 

Para uma grande parcela da população brasileira, abrir o próprio negócio é um desejo que supera a vontade de estabelecer uma longa carreira em uma organização. No entanto, na prática muitas pessoas encontram obstáculos para isso. 

Segundo dados do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, estudo realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender é o terceiro maior sonho dos brasileiros, perdendo somente para o desejo de viajar pelo país e conquistar uma casa própria. 

Ainda segundo o levantamento, o Brasil contabiliza 43 milhões de empreendedores,dado que inclui os que já possuem um negócio formalizado ou, em 2021,realizaram alguma iniciativa com o propósito de futuramente ter um empreendimento. 

A pesquisa indicou uma queda no empreendedorismo por aqui, com redução no número de microempreendedores individuais (MEIs) e empresários, assim como de empreendedores iniciais, aqueles com negócios de até três anos em operação. 

Em contrapartida, cresceu no país a quantidade de empreendedores com um negócio com mais de 3,5 anos de existência, os chamados empreendedores estabelecidos. Segundo o estudo, nessa categoria estão 9,9% da população adulta, o que representa cerca de 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos. 

Em 2021, o Brasil saltou da 13ª posição no ranking de empreendedorismo globale passou a ser o 7º país em número de empreendedores estabelecidos do mundo em relação à população, só atrás da Coreia do Sul, Grécia, Guatemala, Cazaquistão, Polônia e Turquia. 

De acordo com estimativas do Sebrae, de 80 a 90 milhões de brasileiros dependem diretamente das micro e pequenas empresas no país, o que indica a relevância do empreendedorismo no cenário brasileiro. 

Empreendedorismo por necessidade x oportunidade 

Agora que já vimos o que é empreender, podemos avançar para compreender as motivações de quem decide abrir o próprio negócio: a necessidade ou a oportunidade. Na maioria dos casos, o empreendedor por necessidade é alguém que começa o negócio pela falta de alternativas de ocupação e para gerar renda. 

Além disso, trata-se de algo que costuma crescer em épocas de crise. Em geral, a pessoa atravessa alguma dificuldade financeira e acredita que tem no empreendedorismo uma alternativa para seus problemas. 

Entre as razões que levam o indivíduo a empreender por necessidade estão o desemprego, redução da renda, obstáculos para se recolocar no mercado, entre outros aspectos. Nesse cenário, no entanto, as dificuldades encaradas muitas vezes pelos profissionais se chocam com a falta de capacidade de gestão. 

Possuir um plano de negócios é considerado uma iniciativa fundamental. No Brasil, 50,4% das pessoas que abriram um negócio em 2020 o fizeram por necessidade. No entanto, esse número caiu para 48,9% em 2021. 

Segundo o Sebrae, a taxa de empreendedorismo por necessidade é composta por empreendedores nascentes, aqueles que pensam em abrir um negócio ou já o fizeram em até três meses, e pelos novos empreendedores, com negócio entre três meses e 3,5 anos. 

Portanto, isso deixa de fora negócios mais maduros e que podem ter sido abertos com essa motivação. O chamado empreendedor por oportunidade, por sua vez, abre seu negócio a partir de uma ideia e concentra seu talento para concretizar um sonho. 

Porém, por si só, isso não é garantia de que o profissional estará livre de dificuldades. Inovação, resiliência, criatividade e persistência são alguns itens que podem ajudar um empreendedor a conquistar o que almeja.  

No entanto, assim como ocorre com o empreendedor por necessidade, o planejamento é considerado um fator fundamental para que quem empreende por oportunidade consiga êxito em seu negócio. 

Portanto, habilidades de gestão e um plano de negócios consistente são requisitos fundamentais. empreendedorismo por oportunidade cresceu no país, em 2020 eram 66% do total de empreendedores e passou para 76% em 2021. 

O levantamento sobre o empreendedorismo brasileiro também apresentou a razão alegada pelas pessoas para se começar um novo negócio: 76% afirmaram que sua principal motivação é “fazer diferença no mundo”. 

Cada vez mais, é essencial que todo tipo de empreendedor saiba a importância de conceitos como pesquisa de mercado, público alvo, modelo de negócio ou de se elaborar um plano de marketing eficaz. Aquele que enxerga as oportunidades possui as características de um empreendedor de destaque.  

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Quais são as habilidades de empreendedorismo? 

A seguir estão algumas características necessárias para ser um empreendedor de sucesso. 

Comunicação 

É um fato, todo empreendedor precisa ser um comunicador eficaz.Se uma pessoa é um empreendedor individual ou dirige uma grande empresa, ela precisa entender como se comunicar de forma eficaz com todas as partes interessadas e potenciais interessados ​​que tocam o negócio. 

É imperativo que um empreendedor seja capaz de se comunicar com funcionários, investidores, clientes, credores, colegas e mentores. 

Vendas 

A soft skill de vendas anda de mãos dadas com a comunicação necessária para ser bem sucedido. Como empresário, essa pessoa precisa ser capaz de vender tudo e qualquer coisa. Um empreendedor precisa vender a ideia de negócio para potenciais investidores, o produto ou serviço para os clientes e ele mesmo para os funcionários. 

Foco 

O caminho para o empreendedorismo de sucesso é cheio de altos e baixos. Há os sucessos e os desesperos dos reveses. Um empreendedor de sucesso precisa ser capaz de se concentrar para que possa manter o curso quando as coisas ficarem difíceis.Um dos principais riscos que um empreendedor enfrenta é o risco de instabilidade emocional.  

Capacidade de aprender 

A capacidade de aprender é uma das habilidades mais importantes para se ter na vida, ainda mais no empreendedorismo. Se alguém está construindo um negócio, no entanto, a capacidade de aprender é necessária para o sucesso. Os altos e baixos que um empreendedor passa são inevitáveis. 

Estratégia de negócios 

Embora um empreendedor de sucesso tenha, por definição, construído uma empresa de sucesso, a habilidade de estratégia de negóciosé, na verdade, a quinta habilidade mais importante que um empreendedor precisa. 

Muitas vezes, os empreendedores alcançam o sucesso em seus negócios por meio de sua própria força de vontade. Ao empregar habilidades de comunicação eficazes, habilidades de vendas, foco profundo e alta capacidade de aprendizado, um empreendedor pode realmente aprender uma estratégia de negócios rapidamente. 

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Conclusão 

Empreendedorismo refere-se ao conceito de desenvolver e gerenciar um empreendimento comercial com o objetivo de obter lucro assumindo vários riscos no mundo corporativo. Simplificando, o empreendedorismo é a vontade de iniciar um novo negócio.  

O empreendedorismo tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento econômico do mercado global em expansão. Um empreendedor é alguém que está disposto a trabalhar para si e por si mesmo. Há vários significados diferentes para o termo empreendedorismo. 

Em geral, as atividades empreendedoras envolvem inovação. As grandes empresas podem tentar imitar esse elemento cultivando o que é conhecido como “intraempreendedorismo”. Os colaboradores são estimulados a pensar como empreendedores, cultivando uma perspectiva original que pode resultar em uma nova ideia para a empresa. 

Esses trabalhadores podem receber benefícios, mas a empresa ainda detém autoridade sobre o projeto e absorve qualquer risco associado a ele. Os empreendedores beneficiam todos os setores, desde grandes corporações até pequenas empresas. 

A mentalidade empreendedora combina várias habilidades diferentes que requerem um desenvolvimento cuidadoso para a concretização bem-sucedida de uma ideia de negócio. Por exemplo, um empreendedor deve ser capaz de equilibrar a compreensão de como os negócios funcionam com um impulso para a inovação. 

Empreender é entender quando você tem uma vaga no mercado que nenhum outro provedor está atendendo e ter o senso comercial para saber como ir atrás dessa nova oportunidade no momento certo. 

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