Endomarketing: conceito, exemplos, benefícios e como funciona
Marketing é um termo bastante difundido, mas você sabe o que significa endomarketing? O conceito pode ser definido como uma estratégia de marketing voltada para ações internas. A ideia é melhorar a imagem da organização junto aos seus colaboradores.
Com isso, o objetivo final é ter uma equipe motivada e reduzir a rotatividade na empresa. Muitas organizações dedicam muito tempo e recursos para atrair e reter clientes. Porém, cometem o erro de negligenciar completamente seus próprios trabalhadores.
Mas e se o funcionário estiver insatisfeito e sente que não tem suas demandas atendidas pela empresa? Certamente, nesse cenário, é impossível que ele proporcione ao cliente a experiência que a organização deseja. Cuidar do colaborador é cuidar do cliente.
O que é endomarketing?
Existem mais motivações do que apenas remuneração. Claro, o dinheiro desempenha um papel importante no motivo pelo qual um profissional pode ter um bom desempenho. Mas há outras maneiras de incentivar os funcionários. Vamos ver o que é endomarketing?
Conceito de endomarketing
O significado do termo endomarketing vem das duas palavras que o compõem. O prefixo endo que vem do grego e significa “dentro” e a palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing para dentro, se refere ao interior da empresa.
Muitas vezes, o endomarketing também é chamado de marketing interno no meio corporativo. Afinal, o conceito busca melhorar a imagem da empresa perante seus colaboradores, o que resulta em uma equipe motivada e rotatividade reduzida.
Trata-se de algo semelhante ao marketing, mas tem como alvo os colaboradores da organização em vez dos consumidores. De maneira geral, no dia a dia os clientes são sempre atendidos, mesmo em detrimento dos funcionários em muitas ocasiões.
O endomarketing se concentra em reter funcionários leais e trabalhadores em vez de clientes. No final, um funcionário leal pode fazer muito mais pelo sucesso do negócio. No entanto, muitas organizações ainda têm dificuldade de enxergar essa lógica básica.
Exemplos de endomarketing
Como já estamos vendo, marketing interno pode ser resumido como ações que valorizam os colaboradores ou envolvem incentivos, como prêmios. Um bom exemplo dessa estratégia é um programa instituído por uma grande fabricante de veículos.
Nele, os colaboradores da montadora são sempre os primeiros a fazer test drives de novos modelos da empresa. Tal atitude não custa absolutamente nada a mais para a organização, mas faz a diferença na relação com os funcionários dela.
Quando falamos de marketing interno numa organização, há vários exemplos simples, mas eficazes. Entre eles, podemos incluir benefícios, promoções, iniciativas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal e oportunidades de treinamento e desenvolvimento.
Qual a diferença entre marketing e endomarketing?
O marketing se concentra no consumidor final e procura criar engajamento para que ele decida comprar da empresa ou até seja fidelizado. Porém, esse conceito mudou. Atualmente é comum ver organizações realizando marketing voltado ao seu público interno.
Isso é o endomarketing. De maneira geral, trata-se do conjunto de iniciativas de marketing que se concentram nos colaboradores de uma organização. O objetivo final dessa estratégia é permitir que os funcionários conquistem melhores resultados.
Como o endomarketing se aplica no mundo corporativo?
O endomarketing representa o conjunto de atividades que promovem a missão e os objetivos de uma organização para seus funcionários. Essas práticas são orientadas por metas como aumentar o engajamento e a retenção dos funcionários.
Além disso, os esforços de marketing interno podem ajudar os funcionários a se tornarem embaixadores e defensores da marca. A organização precisará abordar o marketing interno de maneira diferente de seus esforços de marketing externo.
Mas as duas estratégias devem estar alinhadas. Em última análise, os esforços internos e externos devem promover uma visão holística da organização e sua missão. Uma boa estratégia de endomarketing aumentará as campanhas de marketing externo.
Quando o marketing interno é eficaz os funcionários sentem um forte senso de pertencimento e missão com a organização. O efeito disso é que eles se tornam mais produtivos e mais capazes de responder às necessidades do cliente.
O endomarketing também ajuda a aprimorar a colaboração, promovendo a troca de informações, garantindo que os clientes tenham uma experiência ideal. As táticas de marketing interno incentivam um ambiente de trabalho positivo.
Sempre que a organização envolver seus funcionários em atividades com esse propósito, deve se certificar de que eles tenham tempo e recursos para participar plenamente. Por exemplo, não se deve forçar os funcionários a participar de atividades de marketing interno.
Se eles tiverem responsabilidades mais importantes, como atender os clientes, isso pode levar ao oposto do impacto pretendido. Portanto, qualquer estratégia de marketing voltada aos colaboradores deve ser muito bem contruída e aplicada para ter sucesso.
Qual a importância do endomarketing para o mundo corporativo?
O colaborador que se sente conectado ao trabalho e à missão da empresa tem maior probabilidade de representar a marca de maneira positiva.Isso começa com a educação e o envolvimento dos funcionários.
Em contrapartida, quando os colaboradores não se sentem conectados com seu trabalho, é mais provável que procurem outras oportunidades. E eles certamente não farão o possível para falar positivamente sobre a empresa ou o trabalho que fazem.
Benefícios proporcionados pelo endomarketing
Os benefícios do marketing interno se estendem a muitos aspectos do negócio. Alguns dos principais benefícios incluem:
Menores custos de contratação. As organizações percebidas como ótimos lugares para trabalhar não precisam gastar tanto dinheiro para atrair os melhores talentos.
Redução do desgaste de funcionários. Quando os funcionários se sentem valorizados, e sentem que seu trabalho é importante, é menos provável que procurem outros empregos.
Melhor satisfação dos funcionários. Reconhecer o trabalho árduo que os colaboradores exercem os ajuda a se sentirem orgulhosos de suas realizações.
Maior produtividade. É mais provável que os funcionários se concentrem em produzir um ótimo trabalho quando sentem que estão contribuindo para uma missão digna.
Visão compartilhada. Os funcionários têm uma melhor compreensão de suas expectativas e metas de longo prazo quando estão voltados para uma missão claramente definida.
Eliminação de silos de informação. As organizações que compartilham objetivos são mais capazes de trocar informações críticas entre departamentos.
Alinhamento mais forte. Quando os objetivos mais amplos da empresa são amplamente compreendidos, há um maior senso de alinhamento entre a liderança e as equipes.
Interações aprimoradas com o cliente. Os clientes querem se relacionar com empresas nas quais acreditam. O alinhamento da missão mostra aos clientes que seu negócio é consistente e autêntico.
Quem é responsável pelo endomarketing da empresa?
Ações de marketing interno costumam envolver diversas áreas em uma organização. Para que o endomarketing seja eficiente é necessário que a empresa crie um ambiente onde os profissionais possam defender livremente suas ideias.
Isso somente é possível se todos os níveis da organização participarem de algum modo. É preciso criar uma cultura de mente aberta e onde os colaboradores sejam ouvidos, para que a empresa atenda às suas expectativas. Esse é o início de qualquer ação bem-sucedida.
Debates e diferenças de opinião entre os funcionários também contribuem para um ambiente em que críticas são permitidas. Nesse contexto, o RH deve realizar reuniões em que o brainstorming seja incentivado e criar iniciativas que atenda a força de trabalho.
Dessa maneira, os colaboradores podem se sentir parte importante do ambiente e seus vínculos com a empresa são fortalecidos. Ações de marketing interno envolvem o RH, mas vão muito além dele. É uma missão de todos os tomadores de decisão da empresa.
O RH participa da estratégia de endomarketing da empresa?
O departamento de recursos humanos oferece estratégias e aplicações para monitorar a satisfação dos clientes internos. A partir disso, são muitas as funções que o RH pode desempenhar e que têm relação com iniciativas de endomarketing de uma organização.
Por exemplo, cabe ao departamento garantir que os colaboradores se sintam ouvidos e compreendidos por seus gerentes. E isso está intimamente ligado a estratégias de marketing interno realmente eficientes em uma organização.
O RH deve fornecer treinamentos internos para que os funcionários tenham motivação interna e a mantenham. Cabe ainda ao departamento garantir o acesso rápido e igualitário a promoções e direitos semelhantes a todos os funcionários.
Adotar uma política de RH em que seja fornecido feedback a todos os funcionários é fundamental como iniciativa de endomarketing. Além disso, deve-se garantir que os colaboradores acreditem que serão avaliados de forma justa pelo RH e pela administração.
Isso tudo é conquistado com base em ações de marketing interno aliadas a outras políticas. As equipes de RH que demonstram uma abordagem consistente para melhoria contínua investem na organização. Também ajudam a criar uma cultura comum em toda a empresa.
Quais são os pilares do endomarketing?
Em termos simples, o marketing interno é quando uma empresa “vende” a si mesma para seus funcionários. Muitas vezes, isso foca em convencer os colaboradores a acreditar na filosofia ou missão da empresa, melhorando o envolvimento deles com o trabalho.
O endomarketing pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a adesão dos funcionários a objetivos ou programas específicos. É capaz ainda de gerar entusiasmo genuíno sobre o produto ou serviço da empresa e melhorar sua reputação como empregadora.
De maneira geral, podemos dividir os pilares do marketing interno em:
Ações estratégicas
Ajudar os funcionários a entender a história e a missão da empresa é um componente essencial de uma estratégia de marketing interno. A integração é o momento perfeito para apresentar aos novos funcionários a empresa e sua cultura corporativa.
Isso pode incluir apresentações, vídeos ou gráficos explicando como a empresa cresceu e evoluiu desde o início. Ao ajudar os funcionários a se sentirem parte de algo maior, é mais provável que eles participem da defesa da marca.
Outra parte importante do endomarketing são bons sistemas de comunicação. A divulgação de informações e atualizações contribui para incentivar os funcionários a compartilhar a visão geral, as metas e os valores da empresa.
Ações motivacionais
Um programa de reconhecimento de funcionários eficaz pode ser o pilar central de uma campanha de marketing interno. Os programas de reconhecimento de funcionários fornecem dados vitais, alimentam a confiança e reforçam os valores da empresa.
Também impulsionam o engajamento e promovem a excelência dos colaboradores. Não apenas isso, mas reconhecer os funcionários permite que eles saibam que seu trabalho árduo é visto e apreciado por seus empregadores.
Fornecer programas de treinamento abrangentes e contínuos para funcionários em todos os níveis é outra boa iniciativa de marketing interno. Segundo especialistas, criar incentivos baseados em desempenho também pode trazer bons resultados para a organização.
Ações de apoio à gestão
Tecnologias interativas da web foram essenciais para a criação de plataformas atraentes para comunicação, aprendizado e desenvolvimento dos funcionários. Isso ajudará a construir uma forte identidade de marca interna com os colaboradores.
Pode ainda fortalecer a defesa dos funcionários para o público-alvo de clientes em potencial da organização. O conteúdo interativo deve ser acessível a todos em todos os dispositivos e fácil de usar, além de ser criativo e inovador para manter os funcionários engajados.
Destacar o sucesso, como novos contratos concedidos ou metas de vendas atingidas, pode motivar as equipes e apoiar a gestão. Outra dica valiosa é posicione a marca como parte de uma narrativa com a qual os funcionários possam se relacionar e participar.
Como funciona a criação de uma estratégia de endomarketing para a empresa?
O endomarketing é algo desafiador. Diz respeito à criação de mensagens informativas e persuasivas que ecoam em todos os setores e equipes de uma organização. A forma mais eficaz de conduzi-lo é criar um plano abrangente.
O primeiro passo de qualquer plano é identificar metas claras para a estratégia de marketing. Isso pode ser qualquer coisa, desde aumentar o conhecimento de uma nova estratégia de marketing até promover o reconhecimento da marca entre os funcionários.
Separamos algumas dicas para traçar uma estratégia de endomarketing e obter resultados, mantendo colaboradores motivados e satisfeitos. Confira:
Formação da equipe capacitada para promover o endomarketing
Nem sempre é fácil criar um programa de endomarketing. Por isso muitas empresas procuram ajuda de especialistas nessa área. Para garantir um marketing interno eficaz, as empresas devem começar cultivando uma ótima equipe de marketing.
Uma equipe de marketing competente entende que o endomarketing é tão fundamental para o êxito de uma organização quanto o marketing externo. Por isso, é preciso construir um negócio e uma cultura fortes, dentro e fora da empresa.
Entender o perfil dos colaboradores da empresa
O primeiro passo é conhecer os funcionários atuais da empresa. Procure entender suas necessidades, converse com eles e preste atenção em suas principais queixas. Assim você poderá criar uma nova atividade criativa que trará resultados reais para sua organização.
Estabelecer metas a ser atingidas pelo endomarketing
Uma estratégia de marketing interno deve ser desenvolvida com um propósito claro em mente. Assim, será mais fácil canalizar a criatividade e atingir objetivos. Entre as principais metas estão estabelecer a lealdade do colaborador e aumentar a sinergia das equipes.
Motivar os colaboradores a alcançar melhores resultados também é importante, assim como conscientizá-los das determinações necessárias. Buscar a melhoria do processo de comunicação interna pode ser considerado vital para qualquer estratégia de endomarketing.
Desenvolvimento do plano estratégico de endomarketing
A terceira etapa é o momento em que você estrutura o plano que vai nortear toda a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder a três perguntas principais: o que será feito? Por que será feito? E como será feito?
Algumas ferramentas que podem ser usadas inclui oferecer incentivos (como bônus, comissões, viagens) e realizar campanhas de conscientização. Implementar novos canais de comunicação (intranet, TV corporativa, software especializado, etc.) é outra estratégia de enorme valor em um plano de marketing interno.
Aplicação prática e avaliação de resultados
Sempre é importante acompanhar os resultados que a organização alcança. É por isso que a empresa precisa estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade.
Segundo especialistas, alguns indicadores principais a serem monitorados são a taxa de absenteísmo e os níveis de produtividade e de satisfação dos funcionários. O retorno sobre o investimento e a quantidade de desperdício de material também são índices valiosos.
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Conclusão
Quando os funcionários acreditam na marca e estão engajados nas iniciativas de sua empresa, é provável que fiquem mais motivados, mais leais à organização e mais capazes de defender a mensagem de sua empresa.
Criar uma estratégia de marketing interno eficiente é vital para o êxito da marca e da organização. Quando os funcionários não estão informados ou entusiasmados com a empresa, isso cria uma enorme lacuna entre eles e os clientes ou clientes em potencial.
Lembre-se: os benefícios do endomarketing cresceram muito além dos programas de RH e iniciativas de comunicação. Clientes em potencial realizam suas pesquisas on-line e líderes de marketing podem ajudar outros funcionários a se envolverem na conversa.
Em geral, profissionais de recursos humanos lideram campanhas de endomarketing. Como o marketing interno se concentra em alavancar o valor dos funcionários, uma comunicação forte entre a empresa e os colaboradores é crucial.
A principal responsabilidade é disseminar informações sobre as metas e estratégias da empresa. Não menos importante é fornecer treinamento e suporte para ajudar os funcionários a atingir essas metas. Faça do marketing interno sua estratégia de sucesso.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
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