Equipe multidisciplinar: seus benefícios e como fazer sua gestão
As equipes multidisciplinares são uma realidade em muitas organizações. Mas o que esse conceito, nascido na área da saúde, tem de diferente? Para fazer um paralelo, pense em um time esportivo qualquer. A força natural do grupo é encontrada em cada jogador.
Ou seja, os pontos fortes únicos de cada um deles são o que faz do grupo uma verdadeira equipe, competitiva e vencedora. A importância da sinergia de um time multidisciplinar está em usar habilidades e táticas distintas para ganhar as partidas, no caso do esporte.
No entanto, a abordagem da equipe multidisciplinar para a resolução de problemas também é um componente importante em várias áreas de negócios. A diversidade pode ajudar a lidar de maneira eficiente com as estratégias operacionais diárias nas organizações.
A abordagem multidisciplinar é valiosa para banir o pensamento de grupo dos processos críticos de tomada de decisão. Caso todos em grupo tenham habilidades e pontos de vista iguais ao lidar com um problema, a solução tende a ser sempre igual.
Problemas complexos ou caros podem ficar sem diagnóstico com o pensamento de grupo. Ou pior ainda, os problemas podem ser diagnosticados erroneamente e ter a solução errada aplicada. Por tudo isso, as equipes multidisciplinares vêm ganhando cada vez mais espaço.
O que é uma equipe multidisciplinar?
O termo equipe multidisciplinar originalmente era usado na área da saúde. Se referia a um grupo de profissionais de saúde que integram diferentes disciplinas, como, por exemplo, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.
Dentro da equipe, cada um desses profissionais prestava serviços específicos ao paciente. Eles coordenam seus serviços e trabalham juntos em direção a um conjunto específico de objetivos. Agora, como seria levar esse conceito a outros setores?
Equipe multidisciplinar ou multiprofissional?
As expressões “equipes multidisciplinares” e “equipes multiprofissionais” costumam ser utilizadas como sinônimos. Há quem defenda, no entanto, que como as palavras “disciplina” e “profissional” significam coisas distintas, multidisciplinar não seria o termo mais adequado.
Como “equipe” é um grupo de pessoas e “disciplinas” são conjuntos de conhecimentos, “equipe multiprofissional” e “ações multidisciplinares” seriam termos mais exatos. Porém, encontramos o uso de “equipes multiprofissionais” mais restrito a trabalhos acadêmicos.
Uma simples pesquisa na internet, no entanto, indica que “equipe multidisciplinar” é muito mais difundida, com o triplo de ocorrências de “equipe multiprofissional”. Por fim, não existe uma definição que indique em qual contexto cada uma das expressões deve ser usada.
Qual a diferença da equipe multidisciplinar e interdisciplinar?
Na área da saúde, uma equipe interdisciplinar difere de uma multidisciplinar porque a segunda não emprega uma abordagem integrada de tratamento. Os integrantes trabalham em paralelo e não em integração, cada um dentro de suas respectivas disciplinas.
Além disso, cada um dos profissionais que integram uma equipe multidisciplinar atua para elaborar seus próprios planos de cuidados ao paciente. Embora aplicados simultaneamente, esses planos funcionam de forma independente dos demais.
Por exemplo, alguém que perde um dedo num acidente pode ser tratado por um cirurgião, um especialista em mãos, um terapeuta ocupacional e um protesista. Cada um pode ter seus próprios objetivos para o paciente e aplicar tratamentos sem consultar os demais.
Inserido no universo das empresas, o conceito de equipe interdisciplinar às vezes recebe o nome de equipe transdisciplinar. A ideia, porém, é a mesma, um time que trabalha coletivamente para desenvolver e implementar soluções.
Cada integrante da equipe contribui com conhecimentos, experiências e especializações, mas o processo de resolução de problemas ocorre como um esforço colaborativo. Uma abordagem interdisciplinar coloca menos ênfase nas áreas específicas de uma disciplina.
O conceito visa criar uma estrutura intelectual que se aplica a várias áreas de trabalho. Essa abordagem inclui um processo colaborativo em que os integrantes oferecem seus conhecimentos para contribuir com as ideias mais amplas do grupo.
Em contrapartida, um time multidisciplinar refere-se a um grupo de profissionais que planejam ideias e soluções de forma independente. Isso é feito antes que eles se reúnam em equipe para apresentar e discutir estratégias para chegar ao objetivo comum.
Quem faz parte de uma equipe multidisciplinar?
Ter uma equipe de pessoas com várias habilidades, experiências e formações é fundamental quando as empresas desejam promover uma cultura inclusiva. A equipe multidisciplinar tem poderes que podem ampliar a inovação no local de trabalho.
Pessoas com perfis, pontos de vista e conhecimentos diferentes são o combustível que pode levar uma empresa além. Afinal, podemos considerar a diversidade como um elemento enriquecedor. Mas quais são as características de um grupo multidisciplinar?
Um time multidisciplinar conduz seu trabalho com base em princípios compartilhados. Ao trabalharem juntos, eles tendem a aprender com seus colegas, que possuem um conjunto único de habilidades para oferecer ao grupo.
Em uma equipe multidisciplinar, a cocriação e a colaboração são extremamente importantes para que todos os diferentes conjuntos de habilidades se complementem. Os integrantes da equipe terão denominadores comuns, bem como habilidades individuais.
Como é formada uma equipe multidisciplinar?
O trabalho em equipe multidisciplinar consiste em ter profissionais de diferentes áreas dentro de um mesmo grupo. Parece complicado de ser feito, mas é uma das muitas razões pelas quais o trabalho em equipe é importante no local de trabalho.
Existem inúmeras ferramentas de comunicação em equipe atualmente, especialmente com o aumento do trabalho remoto. Porém, “comunicação” não é igual a “trabalho em equipe”. Então, como promover a colaboração com equipes multidisciplinares? Esse é um desafio.
Os integrantes da equipe também podem diferir em muitas outras dimensões, além de sua disciplina ou função. O conceito pode significar que os componentes do time tenham diferenças de idade, sexo, etnia, religião, cultura, personalidade, crenças e atitudes.
Em muitos casos, as equipes multidisciplinares são temporárias e montadas e desmontadas de acordo com as necessidades de um projeto. O objetivo deste tipo de agrupamento de pessoas é potencializar a diversidade, a criatividade e a colaboração social.
Com isso, busca-se assegurar que os vários departamentos de uma organização tenham voz em um projeto. De maneira geral, equipes multidisciplinares utilizam perspectivas díspares, mas coletivas, para resolver problemas desafiadores.
Qual é o papel da equipe multidisciplinar?
Em uma equipe, se todos tiverem as mesmas habilidades, pontos de vista e experiências, as habilidades de pensamento inovador irão atrofiar. Os integrantes de um grupo multidisciplinar sempre trabalham para um objetivo comum.
Eles são parceiros iguais com contribuições compartilhadas nos processos de tomada de decisão e nenhum líder do grupo. A abordagem multidisciplinar não é sobre ego. Trata-se de encontrar a solução ideal para problemas que afetam a todos.
E resolver esses problemas às vezes requer pensar fora da caixa. Pensar em grupo e aplicar o mesmo conjunto de habilidades e experiências para lidar com um problema pode tornar uma empresa obsoleta rapidamente. Sobretudo, em um mundo em rápida mudança.
A melhor maneira de explicar uma estratégia multidisciplinar é falar sobre como ela funciona em um ambiente hospitalar. A maioria das pessoas aprende sobre a abordagem de equipe multidisciplinar na área médica ou de saúde.
Quando alguém fica internado em um hospital por um longo tempo costuma receber visitas de profissionais no leito. Talvez um cardiologista, um neurologista ou anestesista faça anotações, perguntas e eles decidem coletivamente sobre um tratamento.
É melhor para a recuperação de um paciente que vários médicos confiram um plano de recuperação em vez de trabalhar separadamente ou com propósitos cruzados. A abordagem multidisciplinar para resolver problemas na área médica existe há décadas.
E a abordagem é utilizada em muitos estratos das indústrias corporativas agora. As equipes multidisciplinares são eficazes porque oferecem experiência em vários campos, fornecendo uma gama mais ampla de perspectivas sobre qualquer problema.
Esse tipo de equipe é especialmente valioso quando uma empresa precisa gerar ideias inovadoras ou desenvolver soluções que exijam uma abordagem integrada. Por exemplo, imagine uma organização que precise criar um novo produto.
Nesse caso, uma equipe multidisciplinar pode reunir especialistas de design, engenharia, manufatura, marketing e outras disciplinas para o projeto. As empresas devem reconhecer o valor da colaboração e os benefícios de trabalhar em um ambiente multidisciplinar.
Com isso, a popularidade desse tipo de equipe continuará a crescer. Aproveitar os talentos de diversos integrantes da equipe pode levar a uma maior eficiência. Não é à toa que equipes multidisciplinares estão se tornando cada vez mais comuns no local de trabalho.
Como funciona a atuação de uma equipe multidisciplinar?
Uma abordagem de equipe multidisciplinar reúne profissionais com diferentes habilidades e conhecimentos para resolver um problema. É possível encontrar exemplos de equipes multidisciplinares em saúde, educação, negócios e organizações comunitárias.
Ao reunir uma ampla variedade de integrantes da equipe, há a possibilidade de ampliar a conversa, resolver problemas e obter resultados mais rápidos. O esforço concentrado de muitas mãos e mentes é transformador na maioria das aplicações organizacionais.
Um dos diferenciais do time multidisciplinar é a experiência ampliada de vários profissionais trabalhando juntos em um projeto ou caso. Por exemplo, imagine uma situação complexa: uma criança que apresenta problemas comportamentais extremos na escola.
Em um caso como esse, a abordagem multidisciplinar fornece uma intervenção abrangente. A composição da equipe para esse tipo de situação poderia incluir um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional, além dos pais e professores.
A equipe poderia contar ainda com um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, uma consultora comportamental, um conselheiro de orientação e um supervisor de educação especial. Com todos esses profissionais atuando juntos, aumentam as chances de superar os desafios.
Os indivíduos desta equipe trazem uma visão e especialização exclusivas que podem administrar avaliações e fazer encaminhamentos. Também são capazes de moldar um programa educacional individualizado, a fim de dar a atenção que o caso requer.
Ao trabalhar em conjunto, as perspectivas individuais e o conhecimento combinado garantirão o melhor resultado para a criança. É possível afirmar que por mais capacitado que um profissional seja, jamais conseguiria, sozinho, ter a mesma solução da equipe.
Quando um grupo de indivíduos trabalha bem em conjunto, o resultado é uma equipe de alto desempenho que investe no sucesso do todo. Organizações maiores geralmente se tornam compartimentalizadas, e isso pode levar a um progresso estagnado.
Uma abordagem de equipe multidisciplinar remove silos institucionalizados e cria sinergia de equipe. Muitas vezes, isso leva a uma solução de problemas mais rápida. As equipes multidisciplinares aumentam a produtividade em praticamente todas as organizações.
O sucesso da equipe ocorre por algumas razões. Há mais expertise na colaboração de muitos do que no conhecimento de um profissional apenas. Além disso, as equipes são ágeis e contam com uma rede de apoio para enfrentar a resolução de problemas.
Quais os benefícios da equipe multidisciplinar?
A fusão de áreas e pessoas é extremamente importante para encontrar respostas para problemas complexos e garantir o sucesso de um projeto. Para isso, a equipe precisa trabalhar bem em conjunto e em harmonia, superando eventuais desafios de convivência.
No entanto, trabalhar com pessoas com formações diferentes pode ser extraordinário. O conhecimento de cada um é essencial, como as peças de um quebra-cabeça. Além disso, o trabalho de todos precisa estar entrelaçado para garantir o sucesso de qualquer projeto.
União de diferentes perfis de talentos
A comunicação pode ser um ponto desafiador quando pensamos em uma equipe multidisciplinar. Porém, ela funciona melhor quando os integrantes da equipe praticam empatia e ouvem ativamente ao compartilhar pontos de vista entre colegas.
Quando isso acontece, um grupo multidisciplinar se torna uma potência de comunicação. Em um time diversificado, os integrantes podem se comunicar facilmente com qualquer pessoa, não importa o quão distintos eles sejam. Esse é um diferencial importante.
Maior autonomia nas decisões necessárias na rotina de trabalho
Equipes multidisciplinares tendem a ser autossuficientes, pois, juntas, possuem muitos talentos diferentes que podem resolver a maioria dos problemas. A empatia também é, claro, um outro grande resultado de uma equipe multidisciplinar.
Diversidade no local de trabalho uma ótima maneira de ensinar as pessoas a se colocar no lugar de outra pessoa verdadeiramente. A soma de empatia com autonomia torna as equipes multidisciplinares muito eficientes no dia a dia das organizações.
Maior criatividade na tomada de decisão
A criatividade torna-se potencializada neste tipo de equipes. Isso acontece porque cada pessoa do time é capaz de contribuir criativamente com um profundo conhecimento em um assunto. Quando reunido, todo esse conhecimento é poderoso.
Ele também pode inspirar a equipe a ver o todo coletivo além de seus próprios pontos de vista. Quando pessoas com experiências e trajetórias de vida se unem a resolução de problemas é ampliada e desafios complexos têm maior chance de serem superados.
Melhores estratégias, melhores resultados
Trabalhar com pessoas que são inspiradoras com as quais você pode aprender é um ingrediente motivador. Os integrantes da equipe se sentirão igualmente inspirados e desafiados por seus colegas, o que incentiva todos a continuar melhorando.
A inspiração e a motivação dos integrantes da equipe tendem a se converter em mais produtividade e eficiência. Com isso, estratégias inovadoras costumam surgir e, por consequência, melhores resultados também se multiplicam na organização.
Como fazer a gestão de uma equipe multidisciplinar?
Ter uma equipe formada por pessoas com diferentes habilidades e ideias é uma grande oportunidade para todos ampliarem os conhecimentos. Quando as equipes estão colaborando, as pessoas aprendem continuamente coisas novas umas com as outras.
Mas quando você reúne um grupo diverso de indivíduos com diferentes habilidades e atitudes, não será surpresa se nem sempre tudo funcionar perfeitamente. Por isso, o gerenciamento de uma equipe multidisciplinar requer atenção em alguns pontos.
Planejamento da formação da equipe multidisciplinar
Se a gestão de pessoas já requer uma atenção com a fase de planejamento, quando falamos em equipes multidisciplinares isso se acentua. Por esse motivo, a organização precisa estabelecer quais são suas metas com a equipe, em primeiro lugar.
Em um passo seguinte, será necessário realizar um levantamento das competências e habilidades dos profissionais a serem buscados. Por fim, com esse plano construído, a organização pode iniciar a formação das equipes em alinhamento com os objetivos.
Processo seletivo voltado para a formação da equipe multidisciplinar
Para a formação das equipes, será necessário criar processos de seleção, seja interno ou externo. Uma possibilidade interessante é realizar testes comportamentais para entender o perfil dos integrantes do time em relação à liderança, influência, extroversão ou introversão.
Para essa finalidade, a avaliação DISC é considerada completa e se tornou a mais popular em anos recentes. Várias organizações utilizam a ferramenta para entender o estilo de comportamento dos colaboradores e, assim, facilitar o trabalho e atingir o sucesso.
Estabeleça claramente o papel dos profissionais que integram a equipe multidisciplinar
Os integrantes de uma equipe multidisciplinar naturalmente terão diferentes qualificações, treinamento e métodos de trabalho. Isso pode criar uma cultura de diferenciação, “nós e eles”, o que não é bom para o espírito de nenhum time eficiente.
É vital que todos tenham uma boa compreensão do próprio papel e que valorizem o que os outros fazem. Uma melhor compreensão entre os integrantes da equipe ajuda a aliviar bastante tensões que possam ter se infiltrado no local de trabalho.
Realize o treinamento necessário com a equipe multidisciplinar
Reunir pessoas com diferentes históricos e habilidades pode gerar conflitos e choques de personalidade. Também pode haver uma tendência ao menosprezo de certas funções dentro do grupo. Realize treinamentos voltados a contornar esses riscos ao trabalho.
As equipes devem saber que a colaboração envolve permitir que cada um traga diferentes pontos de vista para ajudar a alcançar os objetivos. Para incentivar a equipe a celebrar as diferenças em vez de desprezá-las é necessário investir em treinamento constante.
Incentive a integração e comunicação aberta entre os integrantes da equipe multidisciplinar
Criar relacionamentos fortes pode ajudar a colaboração. Ofereça oportunidades para que as equipes se unam. Isso pode envolver desde exercícios online de formação de equipes até uma área de jogos comum ou eventos regulares dos colaboradores fora do expediente.
Além disso, incentive uma comunicação eficaz com a troca de ideias por meio de sessões virtuais de debates em grupo. Ou permita que eles deem feedback instantâneo às sugestões, ajudando a estimular a criatividade e o crescimento pessoal.
Analise os resultados apresentados pela equipe multidisciplinar
É importante criar mecanismos para avaliar de maneira continua os profissionais da equipe multidisciplinar e lhes dar feedbacks sobre suas performances. O propósito, no entanto, não deve ser de indicar falhas no desempenho, mas buscar modos de melhorar.
Nesse caso, o aprimoramento deve ser pensado tanto no aspecto individual de cada profissional como coletivo. Esse monitoramento dos resultados garante que um time diversificado consiga se manter no caminho dos objetivos em comum do grupo.
Conheça a Human Solutions e administre o ativo mais importante, o ser humano
A Human Solutions permite que sua empresa faça avaliações e utilize ferramentas com foco no desenvolvimento humano. Somos especializados em desenvolver e acompanhar nossos clientes para desenvolvimento de talentos em projetos de curto e longo prazo.
Com ferramentas próprias, a Human Solutions é considerada a mais completa empresa para desenvolvimento de comportamentos, competências e inteligência emocional. Nossa missão é encontrar as melhores opções de ferramentas no mercado mundial.
Ao adquirir a representação exclusiva para o Brasil e América Latina dessas ferramentas, validamos sua aplicabilidade e as colocamos à disposição das organizações para alavancar processos de desenvolvimento organizacional e individual, seleção, coaching e capacitação.
Nossa visão é ampliar e extender alianças estratégicas com fornecedores e sócios (representantes), para conseguir uma maior penetração e massificação no mercado de ferramentas de desenvolvimento organizacional.
Nosso foco é disponibilizar as melhores ferramentas por meio de consultores. Para converter o ativo intangível mais valioso das empresas em resultados tangíveis para o negócio a partir da potencialização do talento, com considerável retorno do investimento.
Descubra como podemos ajudar sua organização a chegar lá. Fazer escolhas certas é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Conclusão
A colaboração multidisciplinar leva tempo para ser alcançada, mas não é impossível. É uma boa prática que uma organização pode usar para atingir objetivos de longo e curto prazo, pois pessoas com diferentes formações analisarão a mesma situação de diversos ângulos.
Existem mais maneiras de promover o trabalho em equipe dentro de um time com pessoas com diversas habilidades e experiências. Porém, tudo começa com os recursos certos, um bom planejamento e com uma comunicação eficaz dentro da organização.
Seguindo em frente, será mais fácil incorporar novas ferramentas e práticas que permitem expandir os horizontes da equipe. Ter especialistas de diferentes áreas trabalhando para um objetivo comum pode inspirar e motivar a todos no grupo.
Isso incentiva os colaboradores a inovar seus processos de pensamento para encontrar as melhores soluções. Às vezes, a tradição e as velhas formas de fazer negócios e resolver problemas precisam ser atualizadas ou banidas. Mas isso é um desafio em muitos lugares.
Em um ambiente de negócios, colegas competitivos trabalhando de forma independente também são um problema. Além disso, essas tendências competitivas nunca ajudam os objetivos comuns de uma empresa ou cliente. São todos jogando apenas para si mesmos.
Uma equipe multidisciplinar que pode aprender a ser enfática com a diversidade, experiências e habilidades de cada um aprenderá a trabalhar mais em conjunto. Isso pode ser muito útil para o grupo resolver problemas no futuro também.
Quando os colegas aprendem a se colocar no lugar do outro, trabalhar em conjunto torna-se mais crítico do que a competitividade tóxica. Ou seja, a organização que investe em uma equipe mais diversificada pode contar com um time que realmente busca a vitória.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
Compartilhe este conteúdo:
Artigos relacionados
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 18, 2024 Ferramentas
Categorias
Categorias
- Atração de talentos (15)
- Desenvolvimento (59)
- Engajamento e retenção (36)
- Ferramentas (32)
- Gestão de talentos (87)
Recentes
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 18, 2024 Ferramentas
- novembro 18, 2024 Gestão de talentos