Hard skills: conceito, exemplos, e como desenvolvê-las na empresa
Hard skills são habilidades objetivas e quantificáveis adquiridas por meio de treinamento, escola ou experiências de trabalho. Em geral, elas são algo que pode ser ensinado ou aprendido. Por esse motivo, são habilidades que podem facilmente ser comprovadas.
Afinal, ou a pessoa sabe como escrever um código de programação ou não. O profissional pode usar certificações, diplomas ou licenças para demonstrar a potenciais empregadores que possui essas habilidades. Muitas hard skills são técnicas e muito procuradas.
Os empregadores querem ver habilidades relevantes e quantificáveis, como redação, design de interface do usuário ou proficiência em um segundo idioma. As hard skills são tão importantes quanto as soft skills, as habilidades interpessoais.
O sucesso de qualquer organização está em ter os melhores talentos, que equilibrem sólidos conhecimentos de hard e soft skills. Em um mercado de trabalho em profunda mutação, as hard skills precisam ser treinadas e atualizadas por todos os profissionais.
O que são as hard skills?
Hard skills são as habilidades técnicas necessárias para um trabalho. Elas são aprendidas, adquiridas e aprimoradas por meio da educação e experiência. Hard skills são importantes para o currículo de todo profissional, pois os empregadores as procuram ao contratar.
Por si só, as hard skills não se traduzem em sucesso. Afinal, cada vez mais qualquer funcionário também precisa de outras habilidades, como as soft skills, as habilidades interpessoais. Os dois grupos de habilidades são distintos e relevantes, como veremos.
Por exemplo, ao contrário das soft skills, as hard skills podem ser quantificadas. Uma hard skill pode ser proficiência de um profissional em um segundo idioma. Já uma soft skill pode ser a capacidade de trabalhar bem em equipe. As duas são valiosas no trabalho.
Exemplos de hard skills
A contabilidade é uma profissão que requer um conjunto relativamente rígido de hard skills. Proficiência em Microsoft Office, especialmente Excel, é um exemplo. Também é preciso ser familiarizado com softwares específico do setor, como de preparação de impostos.
Os contadores precisam ainda saber como preparar e interpretar demonstrações financeiras e outros relatórios contábeis. Também devem desenvolver mecanismos eficientes de relatórios financeiros e planejar e implementar controles contábeis.
Algumas das outras habilidades que os contadores precisam podem ser categorizadas como soft skills. Eles devem ser capazes de se comunicar de forma eficaz com os clientes e ser diplomáticos ao lidar com auditores externos, por exemplo.
Os tipos de hard skills necessários para ser qualificado e bem-sucedido em um trabalho dependem do setor. Os empregadores normalmente listam as habilidades necessárias nas descrições de trabalho. Algumas hard skills comuns incluem:
- Conhecimento de software de computador
- Design gráfico
- Análise de dados
- Gerenciamento de projetos
- Marketing
- Redação
- Programação de computador
- Línguas estrangeiras
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Conhecimento de negócios
- Gerenciamento de projetos
- Negociação
- Logística
- Gerenciamento de equipe
- Falar em público
Algumas hard skills mais populares em anos recentes são:
- Atendimento ao Cliente
- Vendas
- Contabilidade
- Desenvolvimento de negócios
- Marketing
- Marketing digital
- Gerenciamento de vendas
- Finanças
- Mídia social
- Vendas e Marketing
- Analise financeira
- Engenharia
- Marketing de mídia social
- SQL (Linguagem de consulta estruturada, na sigla em inglês)
A seguir, outros exemplos de hard skills atualmente em demanda no local de trabalho:
Habilidades técnicas
São habilidades específicas de um campo e, em geral, relacionadas à engenharia, TI, ciência ou tecnologia. Esse tipo de conjunto de habilidades permite que os indivíduos trabalhem com o software ou equipamento necessário para o trabalho.
Habilidades analíticas
É a capacidade de pesquisar, observar e entender vários tipos de dados para chegar a uma solução. Analistas podem perceber tendências entre os dados e usá-los para ajudar uma organização a desenvolver um marketing sólido ou outras estratégias de negócios.
Habilidades de design e marketing
Marketing e design são componentes importantes de muitas organizações e podem incluir marketing online e físico, bem como design de produtos, sites e anúncios. Os profissionais devem possuir várias habilidades difíceis para realizar seu trabalho com eficiência.
Habilidades gerenciais
Parte do trabalho de um gerente envolve o uso de soft skills. Seja para unir e motivar os funcionários ou se comunicar com a equipe e a gerência de nível superior. Porém, eles também precisam de várias hard skills para serem eficazes em suas posições.
Habilidades de comunicação
Essas envolvem a capacidade de mostrar e contar efetivamente informações e ideias aos outros. Isso pode ser tão simples quanto escrever e-mails profissionais para colegas ou tão complexo quanto criar gráficos e imagens para explicar conceitos específicos.
Conhecimentos de informática
A maioria dos empregos exige ao menos conhecimentos básicos de informática, enquanto muitos cargos exigem conhecimentos mais avançados. Esse tipo de habilidades se refere à capacidade de uma pessoa de utilizar hardware e software para desempenhar uma função.
Outras habilidades
Há inúmeros exemplos de hard skills. Se é algo que alguém pode aprender e provar a experiência, provavelmente é uma hard skill. Algumas são específicas. Por exemplo, ser capaz de cortar cabelo é uma hard skill, assim como operar uma máquina de raios-X.
Para que servem as hard skills?
Hard skills são habilidades técnicas necessárias para realizar um trabalho ou conseguir um novo. Elas são tipicamente específicas de cada área. Por exemplo, um analista financeiro precisaria de um conjunto diferente de habilidades de um carpinteiro.
Mas as hard skills também podem ser valiosas em todos os setores. Por exemplo, a fluência em um segundo idioma pode beneficiar tanto o analista quanto o carpinteiro. Empregadores e recrutadores procuram hard skills listadas no currículo e durante o processo de entrevista.
É melhor o profissional reforçar suas habilidades com um certificado, diploma ou outra qualificação que demonstre um nível de realização. A experiência também é vista como uma qualificação que valida a especialização em hard skills.
Alguns potenciais empregadores testam as habilidades dos candidatos a emprego. Alguém entrevistando para um trabalho de edição, por exemplo, pode ter que fazer um teste de edição. As hard skills se concentram em habilidades práticas.
Já as soft skills se concentram em comportamentos e traços pessoais, como habilidades sociais e de comunicação. Soft skills são menos tangíveis e mais difíceis de ensinar. Em geral, os empregadores procuram um híbrido de hard e soft skills.
Soft skills são mais intrínsecas à personalidade e mais difíceis de julgar rapidamente. Mas podem ser tão importantes no trabalho ao longo do tempo. Hard e soft skills são essenciais para o sucesso em quase qualquer trabalho, e ter ambos é essencial ao procurar emprego.
Qual a diferença entre as hard skills e outras skills?
Qual a diferença entre hard skills, soft skills e power skills? Como estamos vendo, as hard skills referem-se às habilidades e aos conhecimentos relacionados ao trabalho. Ou seja, é o que os funcionários precisam para desempenhar suas funções de forma eficaz.
As soft e power skills, por outro lado, são as qualidades pessoais que ajudam os funcionários a realmente prosperar no local de trabalho. Em um processo seletivo, as hard skills ajudam um recrutador a identificar candidatos que são bons “no papel”.
Já as soft skills e power skills indicam quais desses candidatos são bons “pessoalmente” também. Isso significa que o empregador precisa de uma boa combinação de hard, soft e power skills em todos os funcionários para que eles possam ter êxito em suas funções.
Hard skills e soft skills
A principal diferença entre hard skills e soft skills é como elas são adquiridas. Em geral, as hard skills são treinadas ou adquiridas por meio de algum tipo de educação. Às vezes, elas podem vir com certificações. Soft skills, no entanto, são habilidades desenvolvidas.
Elas podem ser treinadas, mas costumam giram em torno da personalidade do indivíduo. Outro ponto: as hard skills são mais importantes que as soft skills? Não. Todos os trabalhos precisam de uma mistura de hard skills e soft skills.
Por exemplo, um engenheiro pode ter grandes habilidades técnicas e uma sólida formação educacional. No entanto, se ele não consegue trabalhar em equipe ou se comunicar adequadamente, não é uma boa opção para o local de trabalho.
As hard skills são mais fáceis de medir, pois, em geral, vêm com credenciais, diplomas ou certificações. Você pode medir hard skills por meio de estatísticas do local de trabalho. Elas podem ser descritas usando critérios numéricos ou sim/não.
Por outro lado, as soft skills costumam ser intangíveis ou difíceis de quantificar e geralmente são descritas com escalas qualitativas. Ouvir o feedback de outros funcionários ou dos clientes pode ajudar a medir as habilidades interpessoais.
Hard skills e power skills
As power skills (habilidades poderosas, em inglês) nada mais são do que um novo nome para as soft skills (habilidades interpessoais), como comunicação e liderança. Nos locais de trabalho remotos e híbridos atuais algumas dessas habilidades são cada vez mais exigidas.
Habilidades relacionadas à liderança, trabalho em equipe, comunicação, produtividade e bem-estar são essenciais para o desempenho de todos os profissionais. Mas as demandas do local de trabalho mudaram muito desde o início da pandemia global em 2020.
A necessidade dessas habilidades também se alterou de maneira drástica. Agora, trabalhar num fluxo constante é algo esperado. Isso vale para se adaptar a um ambiente de trabalho remoto ou híbrido ou buscar novas maneiras de aumentar a produtividade.
Também é necessário para construir organizações mais diversificadas, equitativas e inclusivas. No entanto, esta nova realidade tem um grande impacto nos colaboradores e na sua capacidade de excelência.
Para eles, acompanhar as constantes mudanças, tanto na indústria como no local de trabalho, tem sido um enorme desafio. É por isso que renomear soft skills para power skills se mostrou necessário, segundo especialistas no mercado de trabalho.
Historicamente percebidas como mais valiosas, as hard skills, como vemos, se referem a aspectos técnicos. Já as power skills são mais centradas no ser humano, como liderança, comunicação, inteligência emocional, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Para especialistas, chamar esses atributos de soft (leves) com muita frequência desacredita sua importância, sobretudo na gestão da força de trabalho híbrida. Também prejudica a dificuldade em dominá-los, bem como o esforço e o tempo necessários para isso.
Qual a importância das hard skills para a empresa?
As hard skills são importantes porque demonstram o conhecimento técnico de um funcionário, o que é particularmente relevante para certas profissões. Por isso, as equipes de RH devem prestar atenção especial a essas habilidades.
Afinal, são elas que definem a área de especialização de um candidato e indicam se possuem experiência e conhecimento suficientes. Por exemplo, imagine que uma organização esteja procurando contratar um desenvolvedor web.
O primeiro passo será verificar as linguagens de programação listadas no currículo de cada candidato para ver se elas atendem às necessidades da empresa. As hard skills são a vitrine de um funcionário que permite que ele se diferencie do resto.
Por esse motivo, em qualquer negócio, entender a definição clara de habilidades é um conhecimento poderoso. Particularmente durante os períodos de contratação. As habilidades técnicas devem ser encaradas da seguinte maneira:
- A proficiência de um trabalhador para ser capaz de concluir uma tarefa complexa
- Capacidade de um trabalhador falar vários idiomas
- Habilidades práticas associadas a um trabalho, apoiadas por experiência e credenciamento
- Habilidades que são mais fáceis de ensinar, dada a aptidão e a paixão do indivíduo pela habilidade
- As hard skills têm regras que permanecem as mesmas, independentemente da empresa, setor ou ambiente em que são implantadas
- As habilidades técnicas podem ser aprendidas por meio da educação, da leitura ou do aprendizado on-line ou por meio de aprendizado.
- Existem níveis de competência associados a hard skills e existe um caminho direto para alcançá-los
Com frequência, as habilidades técnicas são consideradas um “dado” no processo de contratação. Se as credenciais de um funcionário forem verificadas e sua experiência for comprovada, o foco mudará para as habilidades interpessoais do indivíduo.
No entanto, a organização deve considerar que a chave para uma força de trabalho equilibrada e bem-sucedida envolve as habilidades técnicas. Soft skills são importantes, sim. Mas não mais do que as hard skills da força de trabalho.
Quais são as hard skills mais procuradas pelas empresas?
A demanda por hard skills muda constantemente, conforme o mercado de trabalho também passa por alterações. E isso, naturalmente, é algo contínuo e que ocorre de modo cada vez mais acelerado. Isso pode ser notado por meio de um levantamento da rede social LinkedIn.
Entre as 20 habilidades mais procuradas em 2023, apenas duas (computação em nuvem e vendas) haviam sido destacadas no estudo anterior, de 2020. A lista inclui soft e hard skills. Como vimos, hard skills envolvem conhecimento técnico e capacidades especializadas.
Por exemplo, engenheiros de software podem precisar de um conhecimento profundo de computação em nuvem, SQL e Java para desempenhar suas funções com sucesso. Estas são as 10 hard skills mais procuradas em 2023, segundo o LinkedIn:
- Desenvolvimento de software
- SQL
- Finanças
- Phyton
- Java
- Análise de dados
- JavaScript
- Computação em nuvem
- Gerenciamento de operações
- CRM (Gestão de relacionamento com o cliente, na sigla em inglês)
Quais as hard skills mais importantes para o futuro?
Conforme dissemos, o mundo do trabalho muda rapidamente. Mas, segundo especialistas, algumas habilidades estão em demanda permanente, mesmo com indústrias inteiras em mutação. Veja uma lista de hard skills procuradas por empresas em todo o mundo.
Análise e gerenciamento de dados
A quantidade e a qualidade do big data estão cada vez maiores. E as empresas procuram pessoas que possam organizar, gerenciar, analisar e lidar com suas necessidades de dados. Como resultado, os diplomas de ciência de dados estão aumentando.
Mas, além desses diplomas, as empresas também procuram pessoas com a competência necessária para atender às suas necessidades de governança da informação. Ou seja, profissionais capazes de garantir a segurança, privacidade e uso ético dos dados.
Pesquisa do usuário
A pesquisa do usuário se refere ao estudo sistemático dos comportamentos e atitudes dos usuários de um produto. Essas informações são vitais no projeto de produtos, pois expõem as necessidades, problemas e desejos dos usuários.
Entender isso é essencial para criar um produto que seja amplamente adotado. Usando pesquisas qualitativas e quantitativas, os especialistas revelam informações que contribuem para as tendências do mercado e informam o design de produtos em todos os setores.
Design de UX/UI
A experiência do usuário (UX) e a interface do usuário (UI) são princípios de design interrelacionados que são frequentemente confundidos. UI refere-se ao apelo estético de um determinado produto (tipografia, imagens, como fica ao ser usado).
Já UX refere-se à experiência do usuário com funcionalidade e fluxo ao interagir com o produto. A UI de um produto certamente pode impactar seu UX; como resultado, há uma sobreposição substancial nesses conjuntos de habilidades.
As empresas estão mostrando uma demanda insaciável por pessoas que possuam habilidades de UX/UI Design. Em anos recentes, está determinado que essa competência é indispensável na criação de qualquer ferramenta tecnológica desejável.
Arquitetura de nuvem
A computação em nuvem refere-se ao acesso sob demanda a vários recursos do computador sem gerenciamento ativo (aplicativos, armazenamento, etc). Já a arquitetura em nuvem é a infraestrutura de TI necessária para dar suporte à computação em nuvem.
As empresas pagam pelo serviço em nuvem e os arquitetos descobrirão como integrá-lo aos sistemas da organização empresa. Também trabalham para criar e manter os componentes da empresa, como plataformas, mecanismos de entrega e rede.
Programação
Desde a adoção dos computadores, a programação tem sido uma habilidade em demanda. Agora, com a crescente disponibilidade de plataformas em nuvem, aplicativos pessoais e todos os tipos de ferramentas digitais, a necessidade de programadores só aumentou.
Linguagens de programação como Python e JavaScript são essenciais para startups, enquanto Java e PHP estão em alta no mundo corporativo. Um candidato que conhece não uma, mas várias linguagens será altamente desejável para os recrutadores.
Um ponto a favor desse conjunto de hard skills é que as linguagens de programação são incrivelmente acessíveis. Os candidatos podem aprender esses “idiomas” em programas de certificação sem um diploma universitário de quatro anos.
Como desenvolver hard skills na sua empresa?
Para entender como as empresas podem desenvolver hard skills, é preciso compreender como alguém adquire habilidades técnicas. Em geral, isso ocorre por meio da participação de aulas online ou presenciais numa universidade ou outro programa de treinamento.
A pessoa também pode praticar essas habilidades antes de aplicá-las a um trabalho. É possível ainda ganhar experiência usando as hard skills no próprio local de trabalho. Ou seja, para uma organização desenvolver habilidades técnicas existem muitas alternativas.
Detecção das hard skills logo no processo de recrutamento
Em geral, as hard skills são mencionadas no currículo do candidato, como diplomas profissionais e as experiências obtidas por ele. Com isso, elas já chamam a atenção dos recrutadores pelo seu lado tangível, observável e estável.
Assim, analisar um currículo em busca de palavras-chave relacionadas à habilidade que está sendo procurada pode ser suficiente para alguns recrutadores avaliarem as hard skills. Ou então fazer algumas perguntas durante a entrevista.
No entanto, avaliar mais a fundo essas habilidades técnicas pode ser algo mais complicado. Trata-se de antecipar as necessidades ao nível organizacional e as possíveis evoluções de forma a melhor definir as especificações para os cargos esperados.
Devido às novas mudanças nas necessidades do mercado de trabalho e à rápida progressão do ambiente tecnológico, as hard skills expiram rapidamente. Atualmente, fala-se sobre obsolescência programada de hard skills.
Por exemplo, nos dias atuais, estima-se que as habilidades de TI se tornem obsoletas após 5 anos. Portanto, se um candidato não atua há 2 a 3 anos na mesma área de atuação, cuidado, pois as habilidades dele podem estar desatualizadas.
Para avaliá-los, combine métodos distintos. Isso evitará depender da parte declarativa, como o currículo, e vieses cognitivos durante a entrevista. Em vez disso, use uma entrevista estruturada, onde perguntas específicas podem ser preparadas com antecedência.
A entrevista situacional também é uma ótima maneira de contextualizar a experiência e tirar conclusões objetivas sobre o domínio de habilidades técnicas. Mas a boa notícia é que as hard skills podem ser ensinadas e aprendidas.
Programas de treinamento e capacitação de colaboradores
As hard skills não são algo com os quais os profissionais já deveriam vir “equipados”? Sim e não. Algumas habilidades específicas exigem treinamento aprofundado que a maioria das pessoas já concluiu antes de se candidatar a um emprego.
No entanto, a maioria das hard skills pode e deve fazer parte de um treinamento contínuo. O treinamento de hard skills fornece aos funcionários todo o conhecimento e habilidades vitais de que eles precisam para realmente realizar o trabalho.
Outra razão pela qual as hard skills são importantes no treinamento de funcionários é que as tecnologias e os processos evoluem o tempo todo. A organização quer ter uma equipe familiarizada com as atualizações mais recentes em sistemas de software?
Ou que possa lidar com uma variedade de novas ferramentas? Com certeza, quer. Além disso, como as hard skills estão ligadas às operações diárias da empresa, em geral, é mais fácil medir a eficácia de um programa de treinamento.
A organização pode usar esses aprendizados para ajustar o processo geral de treinamento de funcionários. O treinamento é importante porque garante que a equipe permaneça afiada e relevante, apesar de quanto o setor pode mudar no futuro.
Cultura de incentivo à busca por conhecimento e habilidades
Uma cultura de aprendizado é aquela em que os funcionários são incentivados a crescer profissionalmente. Para isso, têm fácil acesso a ferramentas, programas e treinamentos que os ajudam a desenvolver, compartilhar e aplicar novos conhecimentos e habilidades.
Além de preencher as lacunas de habilidades, uma cultura de aprendizado promove ativamente a curiosidade e o crescimento. Os objetivos finais disso são o sucesso organizacional e pessoal de curto e longo prazo.
Em uma cultura de aprendizado, o treinamento, o aprendizado e o desenvolvimento não estão mais localizados em um departamento específico, como recursos humanos. Em vez disso, trata-se de uma valiosa iniciativa para a empresa como um todo.
De acordo com um relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação para desempenhar com sucesso suas funções. Além disso, quase 100 milhões de novas funções podem surgir.
Como nunca antes, as empresas devem efetivamente integrar novas contratações e fornecer treinamento e desenvolvimento aos trabalhadores existentes. Mas hoje, as empresas devem oferecer aprendizado digitalmente, globalmente e sob demanda.
Essa mudança é necessária não apenas para atender às necessidades atuais, mas também para que as organizações permaneçam ágeis e competitivas no futuro. Por isso, as empresas devem incentivar a busca por conhecimento, o que se aplica, claro, às hard skills.
Benefícios proporcionados à empresa pelo desenvolvimento de hard skills
Fornecer treinamento de habilidades técnicas para os funcionários tem uma série de consequências positivas. Isso vai desde um melhor desempenho individual no trabalho até o aumento da inovação em toda a empresa.
Quando os funcionários aprendem novas habilidades ou fortalecem antigas capacidades, eles se tornam mais produtivos em suas funções. Além disso, uma força de trabalho altamente qualificada significa apenas mais sucesso organizacional no futuro.
O treinamento de hard skills ajuda as organizações a:
- Aumentar a produtividade
- Aumentar o engajamento dos funcionários
- Reduzir a rotatividade de funcionários
O aprendizado contínuo ajuda os colaboradores a se sentirem mais confiantes em suas funções. Quando os funcionários sentem que seus empregadores investem em seu desenvolvimento, sua satisfação geral no trabalho aumenta.
O progresso tecnológico torna a educação continuada no trabalho necessária para um melhor desempenho. A necessidade de as pessoas na força de trabalho crescerem e melhorarem suas habilidades técnicas continuará a crescer.
O desenvolvimento e o aprendizado de hard skills junto com soft skills vêm da educação e da experiência de trabalho. Toda organização que deseja ser mais competitiva em seu setor e alcançar o sucesso precisa investir no desenvolvimento de suas equipes.
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Conclusão
Hard skills são uma parte importante de qualquer trabalho, independentemente da área de atuação. Referem-se aos conhecimentos e habilidades essenciais para a profissão, como ter carteira de habilitação e entender as regras de trânsito para um caminhoneiro.
Sem essas habilidades técnicas, os funcionários não serão capazes de desempenhar suas funções com eficiência. Como as hard skills são essenciais para o trabalho, vale a pena para o profissional atualizar seus conhecimentos e habilidades de tempos em tempos.
Mesmo se a pessoa for um especialista em seu campo, novos desenvolvimentos podem trazer métodos e soluções que podem facilitar seu trabalho. Especialmente se o desempenho exigir conhecimentos de informática ou habilidades consideradas técnicas.
Outro ponto é que as hard skills diferem bastante de trabalho para trabalho. Isso significa que um chef profissional precisa ter um conjunto diferente de habilidades técnicas em comparação com um engenheiro de software, por exemplo.
Para um chef, exemplos de hard skills são preparação de alimentos, saneamento e higiene, planejamento de cardápios e gestão de equipe de cozinha. Já para um engenheiro de software, exemplos são linguagens de programação, teste de software e assim por diante.
Empregadores procuram uma combinação de hard e soft skills ao considerar candidatos a vagas em aberto. Ambos os tipos de habilidades são necessários para o sucesso no trabalho. Ao contrário das soft skills, as hard skills são quantificáveis.
Muitas vezes, as habilidades técnicas são adquiridas por meio de educação em sala de aula, experiência prática, cursos de treinamento e livros. As hard skills mostram aos empregadores que a pessoa tem o conhecimento para desempenhar um cargo.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
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