Headhunter: o que faz, como contratar um para a empresa
Você sabe o que faz um headhunter e o que o distingue de um recrutador tradicional? Esse serviço é exercido por um profissional que ajuda uma empresa a preencher funções de trabalho específicas e fornecer outros serviços de recrutamento.
Em geral, eles podem trabalhar para uma agência ou como freelancers. Para encontrar pessoas para preencher as funções específicas, os headhunters podem abordar funcionários de outras empresas, muitas vezes concorrentes do empregador.
Também podem criar um grupo de candidatos a partir do qual eles podem escolher o melhor. Por vezes, os headhunters são chamados de “recrutadores de executivos”. Seu trabalho de localizar candidatos qualificados é chamado de busca de executivos.
No entanto, existem diferenças entre headhunters e recrutadores. A principal razão pela qual os empregadores tendem a contratar o serviço é por causa de um senso de urgência. Ou por causa da incapacidade da empresa de localizar um candidato aceitável.
No entanto, existem muitos benefícios em usar headhunters para encontrar candidatos para preencher funções de trabalho específicas. Entre elas, estão a velocidade em encontrar um candidato e garantir que se encaixe nas especificações do trabalho.
O que é um headhunter?
Um headhunter (“caçador de talentos”, numa tradução livre) é um profissional que tem como objetivo preencher vagas abertas para uma empresa que o contrata. Às vezes, o processo de headhunting é referido como a realização de uma busca executiva.
Em geral, as empresas contratam o serviço para ajudá-los a encontrar os melhores candidatos a emprego para cargos de topo da empresa. Isso pode significar CEOs ou outros executivos. Eles costumam se aproximar de profissionais atualmente empregados.
Com isso, o headhunter oferece posições ao executivo para persuadi-lo a se mudar para a empresa de seus clientes. Antes, porém, esse profissional examina potenciais candidatos para garantir que tenham todas as habilidades e qualificações necessárias.
De modo geral, eles trabalham para agências e são contratador por clientes, o que significa que são terceiros. Eles também podem se especializar em certos tipos de indústrias e nichos. Às vezes, eles podem trabalhar com vários clientes ao mesmo tempo.
Diferença entre headhunter e job hunter
Embora os termos headhunter e job hunter (“caçador de empregos”, em inglês) sejam parecidos, são coisas diferentes. Como dito, o headhunter é contratado por uma organização para encontrar um profissional no mercado e preencher um cargo executivo.
Em contrapartida, o job hunter, como o próprio nome já explica, é contratado para procurar um emprego para alguém no mercado. Em geral, esse profissional é buscado por quem deseja mudar de organização ou está em transição de carreira, por exemplo.
Enquanto o headhunter “caça” talentos para uma organização, o job hunter usa seus conhecimentos para procurar e selecionar oportunidades para um profissional. Cada um deles utiliza conhecimentos especializados sobre o mercado, mas com ações distintas.
Diferença entre headhunter e recrutador
Headhunters e recrutadores são responsáveis por encontrar os melhores candidatos para preencher as vagas abertas. Às vezes, eles até trabalham juntos. Embora os dois títulos também tenham semelhanças, existem diferenças importantes entre eles.
Uma das principais diferenças entre as duas funções são as posições que eles pretendem preencher. Os headhunters visam preencher cargos executivos de alto nível para clientes, enquanto os recrutadores podem ser responsáveis por preencher diversas posições.
Além disso, em geral, headhunters abordam quem já está empregado. Já os recrutadores costumam se aproximam de quem está aberto a novos empregos. É mais comum que o headhunter preste serviço a um cliente e o recrutador trabalhe internamente numa empresa.
O que faz um headhunter?
Algumas empresas têm funcionários específicos designados para fins de recrutamento e contratação. Porém, aquelas que não possuem podem precisar da assistência de um headhunter para encontrar a pessoa perfeita para preencher uma função específica.
O serviço é, por vezes, a opção mais eficiente para as empresas, em contraste com os processos de recrutamento tradicionais. O trabalho envolve encontrar o profissional mais adequado e qualificado para uma função específica para uma empresa.
Também conhecido como busca de executivos, o serviço ocorre mesmo que o indivíduo buscado não esteja procurando ativamente por um novo emprego. Esse diferencial amplia o escopo do trabalho em relação a um processo comum de recrutamento e seleção.
Qual o papel de um headhunter em uma equipe de RH?
As responsabilidades de um headhunter numa equipe de RH incluem a coordenação com os gerentes de contratação para definir os requisitos necessários para funções abertas. Esse profissional também precisa buscar bancos de dados de currículos e sites de portfólio.
Enviar e-mails de recrutamento para candidatos passivos e fazer acompanhamento quando necessário é outra atribuição. Por fim, esse profissional também deve procurar em grupos de mídia social e redes profissionais e interagir com potenciais candidatos.
Como é o trabalho de um headhunter?
Além do que já foi dito acima, o headhunter deve ainda anunciar vagas abertas para redes externas a fim de atrair os melhores talentos. Outra função possível é pedir referências para funcionários atuais da organização, conhecidos e profissionais do setor.
Manter bancos de dados organizados com informações dos candidatos, participar de feiras de emprego e organizar eventos de carreira são outras atividades. Também devem manter contato com candidatos de processos anteriores e pesquisar por candidatos qualificados.
Qual a principal responsabilidade do headhunter?
Um headhunter é responsável por identificar potenciais candidatos a emprego e os abordar sobre o preenchimento de uma função. Eles atuam como uma ligação entre a empresa contratante e o candidato para colocar os melhores talentos de forma rápida e eficiente.
Porém, por vezes é preciso realizar pesquisas de referência sobre remuneração e benefícios para vários cargos e níveis. Também é necessário medir a origem da contratação e o tempo de preenchimento para cada função, entre outras ações.
Qual o perfil profissional do headhunter?
Os headhunters procuram a pessoa mais bem segmentada para preencher uma posição. Eles podem buscar referências de outros funcionários de alto nível na empresa ou encontrar candidatos por meio de sua extensa rede. Para isso, precisam possuir alguns traços.
O profissional deve ter excelentes habilidades de comunicação para interagir com candidatos e equipes internas. Também deve dominar técnicas como networking em eventos de carreira e busca por possíveis contratações por meio de bancos de dados.
É necessário conhecimento em profundidade necessário para ser bem sucedido como headhunter.Esse é o motivo pelo qual uma empresa em geral contrata um profissional especializado ou uma agência de busca de executivos.
Habilidades técnicas
Na maioria dos casos, as empresas contratam um headhunter para preencher cargos de diretoria ou equivalentes. Raramente usariam o serviço para preencher funções de nível inferior na organização, uma vez que, em geral, leva mais tempo e esforço.
Por isso, o profissional deve ter conhecimento avançado de sourcing, a busca proativa por possíveis contratações para preencher vagas de emprego. Também precisa possuir experiência prática com ferramentas de sourcing, como bancos de dados de currículos.
Além disso, um headhunter deve ter familiaridade com bancos de dados de RH e Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATSs). De modo geral, esses profissionais possuem graduação em gestão de Recursos Humanos ou áreas equivalentes.
Habilidades comportamentais
Os headhunters usam um método proativo, uma vez que são eles que se aproximam de um candidato. Eles usam recursos e métodos para encontrar pessoas adequadas, incluindo conexões no mercado e estudos aprofundados para identificar talentos.
Profissionais de destaque na área têm ótimas habilidades de comunicação e persuasão, particularmente ao fazer ligações e enviar e-mails de recrutamento. Habilidades de gestão de tempo com a capacidade de lidar com várias funções simultaneamente é outro ponto.
Boas habilidades de tomada de decisão também está entre as habilidades comportamentais dos headhunters. Para se destacar na área, o profissional precisa ouvir atentamente para entender as necessidades faladas e não ditas da organização e dos candidatos.
Como contratar um headhunter para integrar a equipe de RH da empresa?
A maioria dos potenciais candidatos que correspondem aos requisitos de uma função executiva nem sabe que existe uma oportunidade de emprego disponível. Os headhunters tendem a trabalhar com vagas de alto nível que nem sequer são publicadas.
O profissional precisará entrar em contato e informar os potenciais candidatos sobre o papel para estabelecer seu interesse. Muitas vezes, eles podem ter que convencer alguém que já está empregado a deixar sua posição atual. Isso envolve habilidades sólidas de persuasão.
Bons headhunters são altamente experientes, confiáveis e simpáticos. Para uma organização que precisa desse serviço, existem algumas qualidades para procurar em um profissional desse ramo. Vamos ver quais são essas características.
Avaliação das habilidades do profissional
Avalie o período de carreira do headhunter, em quais empresas ele trabalhou e sua taxa de sucesso na contratação. Descubra quem são seus contatos na área e quais recursos ele usa para melhorar resultados. Essas habilidades são fundamentais ao bom profissional.
Quem tem qualidade e se destaca no mercado também terá que ser ótimo em saber como negociar. Uma parte importante do papel é incentivar candidatos qualificados a mudar de organização quando já estão empregados em outra função.
Análise do conhecimento de mercado do profissional
Um headhunter de destaque deve conhecer as características da área de atuação da empresa que o contrata. Cada setor tem suas peculiaridades, por isso é essencial ter experiência no recrutamento de profissionais com as características desejadas.
Quer sejam profissionais autônomos ou trabalhem como parte de uma agência, os headhunters terão um profundo conjunto de conhecimentos. Isso inclui muitos contatos no mercado e conhecimento prático do tipo de pessoa que é bem-sucedida em uma função.
Análise da rede de contatos que o profissional possui
Saber contratar um headhunter envolve observar a consistência da sua rede de contatos. O networking é a ferramenta de trabalho mais importante para esse profissional. Se não for muito bem desenvolvido, não será capaz de atender às necessidades de sua posição.
Em virtude de suas habilidades avançadas de networking e pessoas, esses profissionais criam um nicho e são muito procurados. Um bom headhunter é amigável e acessível. Eles já estarão atualizados sobre o que torna um candidato perfeito para o papel.
Análise do currículo e efetividade das atuação pregressa do profissional
Buscar referências é crucial na hora de contratar qualquer serviço. Procure um profissional que seja reconhecido no mercado ou peça referências de colegas de RH e empresários. Uma boa estratégia é conversar com executivos que já foram contratados por meio de um.
As principais qualidades de um headhunter de sucesso incluem ótimas habilidades pessoais, paixão, motivação e persistência. Se ele parecer agressivo ou despreparado ao entrar em contato com a organização, isso pode ser um sinal vermelho.
Quais as vantagens de se contar com um headhunter na empresa?
Um headhunter é alguém que observa o mercado para pessoas com habilidades especializadas. Seu objetivo é preencher uma determinada posição para uma determinada empresa. O profissional procurará candidatos que já ocupem uma posição semelhante.
Usando todas as informações que reuniu, ele é capaz de apresentar uma lista restrita dos candidatos com as qualificações certas. Além disso, o profissional irá verificar aqueles com mais potencial que podem estar interessados em se candidatar ao cargo.
Os headhunters podem ajudar com entrevistas, negociações salariais e até mesmo integração se necessário. Também buscará alguém com o nível certo de experiência e as qualificações e competências necessárias. Há vantagens em trabalhar com esse serviço.
Contratações mais certeiras dentro do que a empresa demanda
Um headhunter irá restringir a pesquisa. Se uma empresa quer que a melhor pessoa preencha um determinado papel, esse profissional concentrará seu processo. Publicar vagas de emprego e revisar currículos é um trabalho que leva tempo e bastante esforço.
Com o headhunting, a organização recebe um lote muito menor de potenciais candidatos qualificados. Ou seja, é algo muito mais direcionado. Outro ponto é que os headhunters costumam ser altamente motivados para realizar o seu trabalho.
Muitos deles recebem compensação somente depois que a organização contrata um candidato que encontraram. Isso significa que esse profissional tem um enorme incentivo para trabalhar duro para identificar a pessoa certa para a empresa.
Formação de equipes mais qualificadas
Um headhunter pode identificar candidatos fora do mercado. Esse profissional sabe como encontrar e abordar estrategicamente indivíduos que podem não estar atualmente envolvidos em uma busca de emprego. Mas que seriam uma boa opção para a posição.
Com isso, a organização amplia sua capacidade de captação de talentos e pode formar times muito mais fortes. Além disso, encontrar o melhor candidato pode ser caro em termos de tempo e recursos que você ou seus funcionários devem dedicar à pesquisa.
Em muitos casos, a contratação de um headhunter pode economizar horas de trabalho e, portanto, muito dinheiro. Sob esse ângulo, o serviço pode ser rentável para a organização, além de trazer resultados melhores em relação à equipe formada.
Importância do headhunter na contratação de cargos de alta hierarquia na empresa
Em geral, os headhunters trabalham para empresas de busca de executivos, agências de recrutamento ou podem trabalhar de forma independente como consultores. Alguns também podem trabalhar internamente para empresas que exigem seus serviços regularmente.
Esse serviço é necessário porque permite que as empresas encontrem e recrutem os candidatos mais qualificados para suas posições de trabalho. Isso pode ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios e melhorar seus resultados.
Ao contrário de outras abordagens de recrutamento, o serviço do headhunter é bastante direcionado. Assim, cada candidato é cuidadosamente selecionado de acordo com os requisitos. O papel desses profissionais é identificar os candidatos perfeitos.
Para isso, também utilizam fontes potenciais que podem ajudá-los a encontrar talentos adicionais. Dessa forma, eles podem encontrar os candidatos certos para o negócio e não perder tempo olhando currículos ou entrevistando candidatos inadequados.
No caso de cargos “difíceis de preencher”, como seniores e de nível C, ou funções que a empresa não deseja anunciar publicamente, os headhunters são uma boa solução. O serviço também leva em conta pontos fora de um recrutamento mais tradicional.
Embora os candidatos possam não estar se candidatando ativamente a empregos, eles podem estar interessados quando oportunidades potenciais são apresentadas a eles. Portanto, nesse caso, as vagas de emprego não são publicadas em quadros de empregos.
Em vez disso, os headhunters adaptam cuidadosamente os anúncios de emprego para indivíduos que atendem aos critérios descritos pelo cliente. E, assim, tentam abordar os os candidatos por meio de canais profissionais, como o LinkedIn, por exemplo.
Esses profissionais personalizam a abordagem para cada potencial candidato. Eles sabem que uma abordagem não refinada e pulverizada não atrairá candidatos individuais. Portanto, eles adaptam mensagens e dedicam um tempo para entender o que cada candidato quer.
Esse serviço costuma ser mais rápido e proativo em comparação com um recrutamento tradicional. Como são pagos apenas na colocação bem-sucedida, os headhunters têm um incentivo a mais para encontrar os melhores talentos para o negócio o mais rápido possível.
Como avaliar o trabalho de um headhunter na empresa?
Como em qualquer área, headhunters têm pontos fortes e fracos. Alguns deles possuem o conhecimento e a experiência de trabalhar com os candidatos a emprego com quem a organização deseja se conectar. Já outros estão em seu primeiro ano no trabalho.
As empresas enfrentam uma pressão significativa na escolha de um headhunter de alto desempenho. Caso contrate o errado, a organização pode ter que lidar com candidatos inadequados. E isso pode tornar o tempo de contratação mais longo e o processo custoso.
É importante garantir que a empresa contrate o serviço que representará sua marca profissionalmente. Além disso, ele deve encontrar os melhores candidatos para as funções abertas. Há mais em jogo aqui do que simplesmente perder uma nova contratação.
A reputação e a imagem da empresa também estão em jogo. Ao longo do processo, a organização deve fazer perguntas importantes para avaliar se o headhunter está qualificado para o trabalho.
- A taxa de conclusão está sendo bem-sucedida?
- Como tem sido o processo para atrair os melhores talentos?
- Como ele tem apresentado a empresa a executivos de alto nível?
- Qual tem sido o cronograma para fazê-lo?
- Qual tem sido a carga de trabalho atual?
- Qual é o período de garantia para que o serviço seja realizado?
Os melhores esforços de recrutamento encontram maneiras de diferenciar a empresa da concorrência. Diferenciar a organização das outras, identificando atributos positivos e usando-os no processo de contratação é papel do headhunter.
Isso pode ser uma cultura positiva da empresa, novas oportunidades de crescimento, vantagens lucrativas, flexibilidade nas horas de trabalho e muito mais. A organização precisa avaliar se o profissional contratado apresenta todo o potencial da empresa.
Mesmo que a organização esteja procurando atrair os melhores talentos possíveis e adicioná-los à sua equipe, o executivo mais talentoso nem sempre é o mais adequado para sua empresa. Qualificações e conjuntos de habilidades são essenciais.
Mas a organização também deve considerar outros atributos ao procurar sua próxima contratação. Cabe ao headhunter desenvolver uma compreensão aguçada da empresa. Valores, cultura, cronograma de contratação e dinâmica de equipe.
Isso permite distinguir o ajuste perfeito de um ajuste apenas bom. Lembre-se de que é responsabilidade da empresa comunicar essas expectativas claramente ao headhunter. Para que ambos estejam na mesma sintonia e trabalhando para o mesmo resultado.
Conheça a Human Solutions e administre o ativo mais importante, o ser humano
A Human Solutions permite que sua empresa faça avaliações e utilize ferramentas com foco no desenvolvimento humano. Somos especializados em desenvolver e acompanhar nossos clientes para desenvolvimento de talentos em projetos de curto e longo prazo.
Com ferramentas próprias, a Human Solutions é considerada a mais completa empresa para desenvolvimento de comportamentos, competências e inteligência emocional. Nossa missão é encontrar as melhores opções de ferramentas no mercado mundial.
Ao adquirir a representação exclusiva para o Brasil e América Latina dessas ferramentas, validamos sua aplicabilidade e as colocamos à disposição das organizações para alavancar processos de desenvolvimento organizacional e individual, seleção, coaching e capacitação.
Nossa visão é ampliar e extender alianças estratégicas com fornecedores e sócios (representantes), para conseguir uma maior penetração e massificação no mercado de ferramentas de desenvolvimento organizacional.
Nosso foco é disponibilizar as melhores ferramentas por meio de consultores. Para converter o ativo intangível mais valioso das empresas em resultados tangíveis para o negócio a partir da potencialização do talento, com considerável retorno do investimento.
Descubra como podemos ajudar sua organização a chegar lá. Fazer escolhas certas é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Conclusão
Contratar os melhores talentos para funções de alto nível é essencial para organizações comprometidas com o crescimento e a prosperidade. No entanto, encontrar, atrair e negociar com esses profissionais pode ser difícil e demorado.
O que as empresas que precisam contratar profissionais de nível sênior para fazer? Para muitos, a melhor resposta é fazer parceria com uma empresa de recrutamento de headhunters. Mas o que diferencia o serviço desse profissional de outro recrutador?
Embora as pessoas usem os termos recrutador e headhunter de forma intercambiável, há diferenças entre eles. Eles têm papéis semelhantes, focos diferentes. Um recrutador tradicional trabalha para a própria empresa ou para uma agência de recrutamento
O objetivo do recrutador é preencher rapidamente as vagas de emprego abertas. De preferência pelos candidatos mais qualificados que estão disponíveis e estão procurando oportunidades de emprego. Por outro lado, um headhunter é um localizador de talentos.
Em geral, trabalha como terceiro e executa em grande parte o mesmo trabalho do recrutador, mas enfatiza a identificação do melhor talento possível. Isso vale para o caso do candidato em potencial estar procurando ativamente por um novo emprego ou não.
O headhunter iniciará estrategicamente uma conexão ou relacionamento com esse candidato em potencial. Em seguida, posiciona a empresa como uma oportunidade de emprego e faz um discurso para atrair o candidato em potencial para a empresa.
Em geral, os headhunters vão atrás de um gerente ou executivo de cada vez. Já os recrutadores preenchem quaisquer posições que sejam necessárias. Em outras palavras, todo headhunter é um recrutador, mas nem todo recrutador é um headhunter.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
Compartilhe este conteúdo:
Artigos relacionados
-
dezembro 5, 2024 Desenvolvimento
Categorias
Categorias
- Atração de talentos (16)
- Desenvolvimento (65)
- Engajamento e retenção (36)
- Ferramentas (32)
- Gestão de talentos (88)
Recentes
-
dezembro 5, 2024 Desenvolvimento
-
dezembro 2, 2024 Desenvolvimento