Modelo híbrido: quais as suas vantagens e desafios
Algo que parecia impensável há alguns anos, o trabalho remoto e o modelo de trabalho híbrido foram ganhando espaço mais recentemente. Sobretudo, com o avanço de muitas tecnologias que, entre outras coisas, permitiram que muitos profissionais pudessem desempenhar suas funções à distância, de qualquer lugar do mundo.
A partir de 2020, com a pandemia da covid, muitas organizações se viram obrigadas a abdicar do trabalho presencial. Com isso, fizeram a transição para o trabalho remoto e usaram ferramentas de colaboração virtual para se manterem produtivas.
A partir daí, alguns modelos surgiram como um arranjo viável durante o período de distanciamento social. Um deles é o trabalho híbrido. Algumas organizações já tinham profissionais híbridos e remotos antes da pandemia.
Porém, essas modalidades se multiplicaram da noite para o dia, pois a maior parte da força de trabalho precisou passar de reuniões presenciais para colaboração virtual a partir da casa das pessoas.
Ao perceber os benefícios e desafios do trabalho remoto, muitas organizações passaram a adotar modelos de trabalho híbrido para estender maior flexibilidade às equipes, mantendo, assim, as interações pessoais que são cruciais para a comunidade e a cultura da empresa.
O espaço de trabalho se modificou radicalmente e atualmente muitos colaboradores podem escolher onde preferem trabalhar. Mas quais são, afinal, as vantagens e dificuldades que os modelos de trabalho híbrido implicam para profissionais e colaboradores? Trabalhar no escritório é melhor ou pior do que home office?
O que é o modelo de trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido é uma abordagem flexível que combina trabalhar em um ambiente da organização, como o escritório, por exemplo, e trabalhar em casa ou de qualquer outro espaço, como um espaço de coworking. Essa modalidade varia em flexibilidade e suporta uma variedade de horários de trabalho diferentes.
O trabalho híbrido permite que os colaboradores escolham como e onde trabalhar, e oferece autonomia aos funcionários para planejar sua semana de trabalho de uma forma que funcione tanto para eles quanto para as políticas da organização.
As organizações que usam um modelo de trabalho híbrido podem oferecer um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional para seus funcionários. Isso, por sua vez, impulsiona a produtividade e o envolvimento dos funcionários no trabalho e, como resultado, ajuda as empresas a operar com mais eficiência.
Além disso, o formato de trabalho híbrido é uma abordagem que prioriza as pessoas para gerenciar a força de trabalho que gera maior produtividade e satisfação no trabalho, ao mesmo tempo em que aborda os principais desafios do trabalho remoto, como o isolamento e a falta de comunidade com os colegas de empresa.
Um modelo de trabalho híbrido oferece aos funcionários da organização maior flexibilidade e a opção de trabalhar em casa ou em qualquer lugar onde possam ser produtivos. Com os modelos de trabalho híbrido, o ambiente de trabalho não está mais dentro das quatro paredes do escritório corporativo.
Em vez disso, ele se torna um ecossistema de funcionários trabalhando em casa, em espaços de coworking e no escritório. Os integrantes da equipe podem migrar entre vários locais, dependendo do trabalho que precisam realizar. Com isso, o modelo de trabalho híbrido pode assumir diferentes formas dependendo da organização e do tipo de trabalho que está sendo feito. Uma flexibilidade adequada aos tempos atuais.
Quais as diferenças entre trabalho híbrido e trabalho remoto?
Trabalho híbrido e trabalho remoto são coisas diferentes. Trabalhadores remotos trabalham em casa o tempo todo e podem não ter a opção de ir ao escritório. Embora os trabalhadores híbridos passem parte do tempo trabalhando em casa, eles também têm a flexibilidade de escolher onde e quando trabalhar.
O modelo de trabalho híbrido oferece opções para que os funcionários decidam em quais dias desejam ir para o escritório. Se uma pessoa está se sentindo isolada, quer se afastar de um ambiente com muitas distrações ou se conectar com colegas de equipe, ela tem a alternativa de ir para o escritório.
Quais são os tipos de modelos de trabalho híbrido?
Estes são os quatro modelos de trabalho híbrido mais comuns:
Modelo de trabalho híbrido flexível
Os funcionários escolhem sua localização e horário de trabalho com base em suas prioridades do dia. Por exemplo, se eles precisam dedicar tempo a um projeto, podem optar por trabalhar em casa, em uma cafeteria ou em um espaço de coworking.
Em contrapartida, se eles querem um senso de comunidade, precisam se reunir com sua equipe ou participar de uma sessão de treinamento, podem optar por ir ao escritório.
Benefícios:
- Oferece liberdade e flexibilidade para os indivíduos determinarem onde e quando trabalhar
- Constrói um relacionamento baseado em confiança com os funcionários, o que aumenta a lealdade e a satisfação no trabalho
- Expande a base de talentos, levando a um pensamento mais diversificado
- Melhora o resultado final devido à economia de custos em espaço de escritório e viagens
Desafios:
- Eventuais dificuldades para os funcionários encontrarem um dia ou horário adequado para o trabalho em equipe presencial
- Falta de visibilidade de quantas pessoas vão ao escritório em um determinado dia e se a estrutura tem capacidade para apoiá-las
Modelo de trabalho híbrido fixo
A organização define os dias e horários que os funcionários podem trabalhar remotamente ou ir ao escritório. Por exemplo, pode ser que algumas equipes entrem no escritório às segundas e quartas, enquanto outras vão às terças e quintas-feiras. Ou uma organização pode permitir que todos trabalhem em casa em dias pré-determinados da semana.
Benefícios:
- Aumenta a oportunidade de colaboração pessoal e formação de equipes
- Dá aos funcionários a opção de agendar compromissos em determinados dias da semana
- Fornece a capacidade de prever facilmente a capacidade do escritório
Desafios:
- Falta de escolha individual, o que pode levar à perda de produtividade se os funcionários não estiverem no ambiente ideal para o trabalho que precisa ser feito
- Incapacidade de reduzir o espaço do escritório
Modelo de trabalho híbrido que prioriza o escritório
Espera-se que os funcionários estejam no local, mas tenham a flexibilidade de escolher alguns dias por semana para trabalhar remotamente.
Benefícios:
- Permite flexibilidade e escolha individual
- Ajuda a manter a cultura e a comunidade da empresa
Desafios:
- Falta de visibilidade dos funcionários sobre quem estará no escritório e quando
- Incapacidade de prever com precisão quantos funcionários estarão no escritório em um determinado dia
Modelo híbrido que prioriza o trabalho remoto
Os funcionários trabalham remotamente a maior parte do tempo com visitas ocasionais a espaços de coworking ou ao escritório para formação de equipe, colaboração e treinamento. Nesse modelo, a empresa pode não ter um escritório e, em vez disso, contar com integrantes da equipe na mesma área para se reunir quando bem entenderem.
Benefícios:
- Aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho para funcionários que desejam trabalhar remotamente a maior parte do tempo
- Fornece a capacidade de reduzir custos reduzindo ou eliminando o espaço do escritório
Desafios:
- Potencial para os funcionários se sentirem isolados
- Aumento dos desafios em manter a cultura da empresa e da comunidade
Quais são os benefícios do trabalho híbrido?
A mudança para o trabalho híbrido traz benefícios consideráveis para funcionários, organizações e até para o meio ambiente. Ele promete oferecer maior flexibilidade, produtividade e satisfação no trabalho para os funcionários.
Para o negócio, melhora os resultados e expande o banco de talentos da organização. E a redução de viagens e espaços de escritório leva a um futuro mais sustentável. Outros benefícios que podem ser indicados.
Aumento da produtividade dos funcionários
Vários fatores contribuem para o aumento da produtividade: maior autonomia para escolher o horário e o local de trabalho; menos interrupções em casa do que no escritório; reaproveitamento do tempo de deslocamento; e a oportunidade de entrar no escritório nos momentos em que a colaboração pessoal é melhor.
Custos indiretos reduzidos
As empresas estão analisando suas estratégias imobiliárias e oportunidades para reduzir o espaço de escritório ou mudar seus escritórios para locais menores, o que pode reduzir as despesas gerais. Funcionários híbridos tendem a ser mais engajados, o que leva a menos rotatividade e também reduz custos.
Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Maior flexibilidade e autonomia aumentam a satisfação e a felicidade no trabalho, o que melhora o desempenho no trabalho, bem como o bem-estar geral do funcionário. Um foco integrado no equilíbrio entre vida profissional e pessoal ajuda a criar um local de trabalho híbrido bem-sucedido.
Como construir uma cultura de trabalho híbrida?
As organizações podem se preocupar em manter a cultura e a comunidade quando estendem maior flexibilidade à força de trabalho. Sem bate-papos ou oportunidades para interagir com colegas fora de sua função de trabalho, pode ser difícil facilitar a troca de ideias entre os integrantes de equipes.
E se a cultura da empresa e o senso de propósito compartilhado diminuírem, isso pode levar à perda de produtividade e maior rotatividade. Portanto, construir uma cultura baseada na inclusão, empatia e confiança será um dos aspectos mais importantes a serem considerados nos modelos de trabalho híbrido.
Como o trabalho se expandiu além das paredes do escritório, manter a cultura intacta requer uma mudança na forma como pensamos sobre o propósito compartilhado. Os colegas precisam trabalhar juntos e construir conexões, estejam eles em uma sala juntos ou virtualmente, e sua solução de colaboração precisa facilitar as interações que ocorreriam se as pessoas estivessem juntas pessoalmente.
As organizações podem ter o melhor dos dois mundos quando juntam o escritório e os mundos virtuais. Os funcionários podem escolher onde desejam trabalhar sem perder as conexões pessoais e a formação de equipes que são benéficas para a cultura da empresa.
Conheça a Human Solutions e administre o ativo mais importante, o ser humano
A Human Solutions permite que sua empresa faça avaliações e utilize ferramentas com foco no desenvolvimento humano. Somos especializados em desenvolver e acompanhar nossos clientes para desenvolvimento de talentos em projetos de curto e longo prazo.
Com ferramentas próprias, a Human Solutions é considerada a mais completa empresa para desenvolvimento de comportamentos, competências e inteligência emocional. Nossa missão é encontrar as melhores opções de ferramentas no mercado mundial.
Ao adquirir a representação exclusiva para o Brasil e América Latina dessas ferramentas, validamos sua aplicabilidade e as colocamos à disposição das organizações para alavancar processos de desenvolvimento organizacional e individual, seleção, coaching e capacitação.
Nossa visão é ampliar e extender alianças estratégicas com fornecedores e sócios (representantes), para conseguir uma maior penetração e massificação no mercado de ferramentas de desenvolvimento organizacional.
Nosso foco é disponibilizar as melhores ferramentas por meio de consultores. Para converter o ativo intangível mais valioso das empresas em resultados tangíveis para o negócio a partir da potencialização do talento, com considerável retorno do investimento.
Descubra como podemos ajudar sua organização a chegar lá. Fazer escolhas certas é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Conclusão
O modelo híbrido não é mais um estilo alternativo de trabalho. Veio para ficar. Mas, como qualquer modelo de trabalho, existem vantagens e desvantagens. Os líderes no local de trabalho devem atender às necessidades de sua força de trabalho ou correr o risco de perder seu talento para empregadores que o façam.
O trabalho híbrido é um modelo de trabalho flexível, o que significa que há mais de uma maneira de fazê-lo funcionar para um negócio. Por exemplo, pode ser importante para a organização oferecer aos seus funcionários a máxima autonomia para que eles possam planejar sua semana de trabalho com zero restrições ou mandatos.
A empresa também pode decidir que exigir que seus funcionários fiquem no local por um determinado número de dias ajudará todos a serem mais produtivos e felizes no trabalho. Para construir um modelo híbrido que funcione para a empresa, os líderes devem começar conversando com sua força de trabalho para conhecer suas necessidades.
O trabalho híbrido deve funcionar para todos, portanto, perguntar a funcionários e executivos oferecerá perspectivas valiosas e diferentes. Os gestores devem se certificar de fazer perguntas sobre a configuração de trabalho em que cada grupo se desenvolveria mais, bem como sobre como eles usam o escritório atualmente.
Ao perguntar a várias pessoas, é possível criar um modelo de trabalho que prepare as pessoas para abraçar a mudança e as mantenha motivadas a fazer o melhor trabalho.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
Compartilhe este conteúdo:
Artigos relacionados
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 18, 2024 Ferramentas
Categorias
Categorias
- Atração de talentos (15)
- Desenvolvimento (59)
- Engajamento e retenção (36)
- Ferramentas (32)
- Gestão de talentos (87)
Recentes
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 19, 2024 Desenvolvimento
-
novembro 18, 2024 Ferramentas
-
novembro 18, 2024 Gestão de talentos