Modelos de gestão: quais são os principais e como escolher o melhor

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Você saberia dizer quais são principais modelos de gestão de pessoas? A maioria dos líderes entende que seu pessoal é importante. O que muitos ignoram é que as habilidades de gestão de pessoas podem ser muito mais impactantes do que o talento de seu pessoal.

Na verdade, praticar uma boa gestão de pessoas é tão importante, senão mais, do que ter boas pessoas. Mas, afinal, o que é gestão de pessoas e por que ela é tão importante? Responder essas perguntas é essencial para entender os modelos de gestão.

Assim como é valioso falar sobre por que e como os líderes devem investir no desempenho da gestão de pessoas de uma organização. À primeira vista, a gestão de pessoas, como o nome sugere, trata de gerenciar pessoas no local de trabalho.

Ou seja, garantir que elas tenham o que precisam para realizar o trabalho. Mas a gestão de pessoas vai além. No fundo, trata-se de prestar atenção e cuidar da equipe. Isso pode significar cuidar do bem-estar dos colaboradores ou ajudá-los a superar obstáculos.

Ou ainda a inspirá-los a fazer o melhor trabalho e a se esforçar para atingir suas metas de desenvolvimento pessoal e profissional. Para fazer tudo isso, no entanto, deve-se partir de algum lugar. É nesse ponto que entram os modelos de gestão de pessoas.

O que são modelos de gestão?

Modelo de gestão é um conjunto de decisões que os líderes de uma organização tomam sobre a direção de um sistema, processo ou negócio. Essas decisões podem moldar determinados comportamentos e práticas na empresa.

Os modelos de gestão ajudam os gerentes a tomar decisões informadas que beneficiam a organização e os colaboradores. Em geral, o objetivo é aumentar a receita ou fortalecer a marca. Definir o melhor modelo para uma empresa pode ser complexo, mas não impossível.

No que se refere à gestão de pessoas, atualmente, os modelos de gestão existentes são fruto de uma evolução histórica. Com base na prática e estudos, foram desenvolvidas diferentes formas de tratar e gerir os colaboradores de uma organização.

Mas é importante ter em mente que essas formas de lidar com recursos humanos dentro de uma empresa estão sempre mudando. Isto porque, é necessário corresponder ao tempo em que é aplicado e ao tempo em que vivemos, pelo que são necessárias mudanças.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o ato de desenvolver, organizar e resolver problemas para os funcionários de uma organização. Abrange muitas atividades, desde dar feedback até apoiar os colaboradores em seu trabalho e ajudar a resolver alguns de seus problemas.

Habilidades de gestão de pessoas levam tempo para se desenvolver. Ninguém entra no mercado de trabalho sabendo como obter o melhor das pessoas ao seu redor. Por esse motivo, é importante treinar os gerentes para desenvolver habilidades em gestão de RH.

O conhecimento técnico é útil para melhorar as habilidades de um colaborador nessa área especializada. Porém, ele não é suficiente para dar suporte a funcionários com outras necessidades. A organização deve estar atenta em como aprimorar sua gestão de pessoas.

Qual é a importância da gestão de pessoas para uma empresa?

Como as pessoas estão no centro de uma organização, o estilo de liderança de seu gerente é crucial para uma empresa funcional. O gerenciamento eficaz de pessoas pode ajudar a aumentar a retenção, o envolvimento dos funcionários e a eficácia organizacional.

Sobre retenção, os gerentes podem impactar a experiência do funcionário. Já foi dito que as pessoas não saem de uma empresa, eles abandonam um gerente. Além disso, as pessoas costumam se lembrar dos gerentes que as ajudaram a alcançar seus objetivos.

Ao desenvolver um sistema eficaz de gestão de pessoas, o gestor aumenta as chances de reter funcionários valiosos. Além disso, uma das funções de um gerente de pessoas é capacitar os funcionários, o que está ligado ao o envolvimento dos colaboradores.

Isso pode ser feito por meio de feedback, definição de metas e desenvolvimento de carreira ou gerenciamento de fluxo de trabalho. Essa capacitação é uma poderosa ferramenta. Funcionários que se sentem desafiados em suas funções são mais engajados.

Além disso, o envolvimento dos funcionários por meio do empoderamento gera confiança. Um gerente que dedica tempo e energia para apoiar o crescimento de um funcionário é o tipo de gestor em que as pessoas confiam. E isso contagia a organização como um todo.

Outro ponto é a relação entre gestão e eficácia organizacional. É importante que os funcionários tenham clareza sobre seu papel na organização e na equipe. Isso faz com que sintam que suas contribuições são vistas, ouvidas, valorizadas e pessoalmente defendidas.

Como resultado direto, os colaboradores darão o melhor de si para o trabalho, algo que toda organização deseja ter. Ao melhorar o desempenho do funcionário, o gestor aumenta as chances de atingir os objetivos da equipe dentro da missão da organização.

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Quem faz a gestão de pessoas em uma empresa?

Os gerentes de pessoas lidam com todas as tarefas relacionadas a pessoas que envolvem novos talentos, engajamento de funcionários e desenvolvimento de carreira. Em geral, eles são responsáveis ​​pelos processos de integração e treinamento de novos funcionários.

Após a integração, os gerentes de pessoal apóiam e trabalham ao lado dos gestores para fornecer feedback e orientação aos funcionários. Essa abordagem colaborativa ajuda os funcionários a atingirem suas metas e trabalharem de forma coesa com a equipe.

Sob a responsabilidade da gestão de Recursos Humanos, a gestão de pessoas abrange uma ampla gama de responsabilidades. Abaixo segue uma lista das principais prioridades para a maioria dos gerentes de pessoas:

  • Recrutamento
  • Integração
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Gestão de desempenho
  • Envolvimento dos funcionários
  • Organização de remuneração e benefícios

O papel fundamental do RH para o clima organizacional e produtividade da equipe

Uma cultura de trabalho positiva e um bom clima organizacional ajudam a trazer resultados efetivos para uma empresa. Por meio dessa estratégia, é possível aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários, além de criar um ambiente propício à inovação.

No entanto, esses benefícios só são alcançados com a motivação e o desempenho dos funcionários. Um estudo mostrou que melhorar a motivação da equipe pode aumentar os lucros da empresa em até 47%. E funcionários motivados são até 50% mais produtivos.

A motivação é um conjunto de forças que iniciam o comportamento voltado ao trabalho, determinando sua forma, direção, intensidade e duração. Ou seja, a interação entre ambiente e indivíduo desperta um estímulo e impacta no desempenho de cada colaborador.

O setor de RH tem um papel estratégico nas organizações. Por meio de suas atividades, pode-se estimular a motivação. Com isso, é possível aumentar a qualidade de vida e o equilíbrio entre o trabalho e a vida de seus colaboradores.

Da mesma forma, o clima organizacional pode melhorar e impactar na produtividade. O gestor de RH deve entender que a motivação está relacionada à melhoria do desempenho individual. Assim você poderá trabalhar esse aspecto de forma estratégica.

A ideia é alavancar os resultados almejados pela organização. Mas como fazer isso? A resposta está em uma ação que promova e proteja o potencial dos indivíduos. O objetivo é estimular a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a iniciativa.

Essas são características essenciais para atender às demandas internas e agilizar o fluxo produtivo para o desempenho do trabalho. O RH também deve possibilitar que os profissionais interajam de forma dinâmica com os processos produtivos e pessoais

Claro, sempre considerando suas competências, qualidades e personalidades. Assim, o trabalho em equipe é incentivado para que a equipe construa estratégias de princípios, meios e fins para atingir os objetivos organizacionais.

Todas essas ações devem ser norteadas pela missão, visão e valores da empresa. Afinal é a partir delas que as políticas de RH estarão alinhadas às estratégias organizacionais. No entanto, o capital humano nunca deve ser esquecido, pois é o principal ativo da empresa.

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Quais são os pilares da gestão de pessoas?

Os pilares da gestão são um conjunto de princípios que o profissional pode usar para liderar uma equipe de forma eficaz. Os gerentes podem analisar suas operações atuais para determinar quais dos pilares estão usando atualmente e quais estão faltando.

Eles podem então trabalhar para adicionar os pilares que faltam e melhorar seu estilo de gestão. A estratégia envolve diversos fatores e ferramentas que resultam em diversos benefícios. Porém, é importante conhecer melhor cada pilar da gestão. Eles incluem:

Liderança

Liderança é como você interage com sua equipe e influencia seus sentimentos sobre a organização. Bons líderes tentam melhorar o moral de seus funcionários e incentivá-los a trabalhar em equipe. Os gerentes podem fazer isso de várias maneiras.

Algumas delas são organizar exercícios de formação de equipes ou liderar pelo exemplo com uma forte ética de trabalho. Lembre-se: grandes líderes participam das tarefas que pedem aos integrantes de sua equipe. Portanto, procure trabalhar lado a lado com eles.

Comunicação

A comunicação envolve interações significativas entre a equipe, assim como com os clientes. Tarefas gerenciais comuns incluem agendar e organizar reuniões, fornecer feedback aos integrantes da equipe e ouvir as preocupações da equipe.

Além disso, inclui estabelecer métodos de comunicação eficazes e interagir com os colaboradores. Os gerentes usam várias habilidades de comunicação diariamente, como comunicação verbal, comunicação escrita, apresentações, persuasão e escuta.

Treinamento e capacitação

A importância da gestão passa também pela análise dos conhecimentos e competências dos colaboradores. Ao avaliar esses aspectos, a organização consegue identificar pontos fortes e fracos de cada um, investindo em estratégias para melhorá-los.

Isso repercute na produtividade. Após identificar as limitações, o próximo passo é traçar estratégias para capacitar a equipe. A ideia deve ser desenvolver competências vitais para o desempenho, como liderança, confiança, comunicação e gestão do tempo, entre outras.

Trabalho em equipe

Dificilmente alguém alcança o sucesso sozinho. E à medida que uma organização cresce, o trabalho em equipe se torna mais essencial. Para que isso seja feito de forma eficaz, cada integrante deve entender seu papel na equipe e estar alinhado com os objetivos gerais.

Esse processo pode ser feito com treinamentos, ações de comunicação, entre outras estratégias. Outra dica é fazer as contratações certas para formar uma equipe diversificada e com espírito colaborativo. Quando mais qualificado e diversificado for o time, melhor.

Processos

A equipe sabe como a organização mede a produtividade? Se não, como eles podem saber se eles fizeram bem. Quanto do tempo o gestor gasta revisando durante um projeto e após a conclusão? Dar um passo para trás e medir o desempenho passado pode ser útil.

Com isso, o gestor está instruído com as lições aprendidas para ajudá-lo a gerenciar com mais eficiência quaisquer possíveis fraquezas no futuro. Criar processos mais eficazes na gestão de pessoas é algo estratégico para o sucesso de qualquer equipe ou organização.

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Quais são os principais modelos de gestão?

O conceito de gestão de pessoas se refere ao conjunto de práticas para contratar, alinhar, incentivar e desenvolver profissionais, tornando-os mais competentes. Mas é comum as pessoas limitarem esse tipo de gestão ao setor de RH, o que não é correto.

A gestão de pessoas é de responsabilidade de toda a alta administração, principalmente dos superiores imediatos. Afinal, eles gerenciam seus subordinados e equipes. Existem diversos modelos de gestão de pessoas, cada um com suas vantagens e desvantagens.

No entanto, por melhores que sejam as práticas de RH, é preciso consenso, apoio e comprometimento da liderança imediata. Sem isso, é muito difícil provocar mudanças e melhorias. Portanto, toda liderança deve se comprometer com a melhoria da gestão.

Gestão democrática

Trata-se de um modelo de gestão em que os talentos da empresa são muito valorizados. Uma liderança democrática busca manter seu time unido para conquistar metas comuns. Por isso, ele os consulta sempre que surgem novas demandas e desafios na organização.

Uma das vantagens é que nesse modelo os integrantes da equipe são incentivados a explorar todo o seu potencial no trabalho. Porém, esse estilo de gestão colaborativa é menos ágil do que outros porque o gerente tem de estar mais presente.

Gestão meritocrática

O conceito de meritocracia se refere a um modelo considerado bem direcionado e justo de gestão de pessoas. Afinal, por esse modelo de gestão o colaborador é valorizado a partir de seus esforços e daquilo que alcançado em prol da organização.

Mas a busca por ser reconhecido é capaz de criar um clima de alta competitividade na organização. E isso tem potencial de impactar no trabalho de equipe em muitas situações. Por isso, o líder deve ter muita flexibilidade a fim de que os efeitos sejam benéficos.

Gestão com foco em resultados

Todas as empresas certamente mantêm cada vez mais foco na obtenção de resultados. No modelo de gestão de pessoas com foco em resultados, os resultados alcançados pelo profissional são considerados mais importantes do que o caminho que ele segue.

A tendência é que o trabalho em equipe seja fortalecido, para que os colaboradores saiam da zona de conforto e busquem ideias inovadoras. Porém, o líder deve possuir clareza em seus objetivos e permitir que a equipe tenha liberdade criativa para alcançar os resultados.

Gestão com foco em processos

Processos não possuem começo, meio e fim, pois devem ser executados constantemente para maior otimização do trabalho. O modelo de gestão focada em processos segue esse caminho. O lado bom de adotar esse modelo é que esse foco está presente no trabalho.

Dessa forma, o gestor da empresa precisa ter uma visão macro do próprio negócio. Isso é necessário para observar o andamento dos processos de cada departamento e garantir que eles continuem sendo executados conforme o esperado.

Gestão autocrática

Um líder autocrático costuma ser centralizador nas decisões e somente manda os colaboradores cumprirem o que já foi pré-estabelecido por ele. De cara, já podemos ver que se trata de um modelo que está bastante desatualizado em relação aos tempos atuais.

Mas pode existir ocasiões em que a liderança autocrática é necessária. Por exemplo, para vencer uma crise, o gestor pode concentrar decisões. Porém, se aplicado sempre, gera desmotivação e deixa a organização estagnada, ao freiar o desenvolvimento de talentos.

Gestão por cadeia de valor

Um modelo de gestão de pessoas por cadeia de valor requer que o trabalho atenda com excelência às necessidades dos clientes. Além disso, deve acompanhar as tendências do mercado. A equipe deve focar em como gerar valor ao público que irá consumir sua oferta.

Nesse modelo, o colaborador tem sua eficiência medida no que se refere ao valor que agrega aos negócios. Por isso, o líder deve ter compreensão das demandas do mercado e dos níveis de satisfação dos consumidores para transmitir com clareza as demandas.

Gestão por desempenho

Esse é um modelo de gestão com foco em atitudes, habilidades e conhecimentos, que tornam o colaborador apto a desempenhar as atividades com eficiência. Por isso, a organização investe no aprendizado, ao criar Planos de Desenvolvimento Individual.

A ideia é patrocinar o desenvolvimento dos funcionários e utilizar as avaliações de desempenho para monitorar resultados e melhorá-los. É preciso entender, no entanto, que avaliação de desempenho e gestão de desempenho são coisas distintas.

Apesar de serem complementares, a avaliação não fica restrita à gestão de desempenho e também é utilizada em outros modelos de gestão para estimular e acompanhar a evolução dos colaboradores. Portanto, a avaliação é apenas uma fase da gestão de pessoal.

Gestão comportamental

O modelo de gestão comportamental busca reconhecer o profissional muito além das questões econômicas. Portanto, tem por objetivo encontrar ou conscientizar no colaborador valores que permitam a ele se adaptar às atividades que são propostas no trabalho.

Esse modelo de gestão de pessoas não se concentra nos custos, tarefas e resultados imediatos. O olhar da gestão se volta para o comportamento dos funcionários. Trata-se de uma tendência crescente e que deve ser utilizada por cada vez mais organizações.

Gestão por competências

Esse modelo de gestão tem como foco desenvolver, avaliar e certificar competências a fim de aumentar a competitividade e a produtividade. Assim, funcionários são reconhecidos por possuírem competências que trazem mais valor ao negócio com excelência em alto nível.

Trata-se de um método bastante estratégico, que exige que o líder tenha um olhar aguçado para suas equipes. Dessa forma, existe a possibilidade de identificar boas oportunidades para desenvolver competências individuais e coletivas e investir de forma eficiente nelas.

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Como escolher o melhor dentre os modelos de gestão para a sua empresa?

Como vimos, os modelos de gestão trazem diversas estratégias que a organização pode encaixar em seus processos administrativos. Com tantas opções, qual escolher? O sistema adotado por uma empresa não necessariamente será o mais adequado a outra.

Daí a importância de conhecer o próprio negócio. Com esse conhecimento, o líder saberá quais são os maiores gargalos na sua gestão e que tipo de gestão será capaz de resolver esses problemas. Vamos ilustrar isso por meio de um exemplo hipotético.

Imaginemos que uma empresa corre o risco de fechar se não houver aumento do seu volume de negócios a curto ou médio prazo. Para isso, é necessário aumentar o número de novos clientes, o que exige um grande comprometimento da equipe comercial.

Portanto, dois modelos podem ser escolhidos. Um deles é a meritocracia para recompensar os vendedores que tragam mais clientes. Porém, como a empresa corre o risco de encerrar as atividades, o mais adequado seria uma gestão de pessoas com foco em resultados.

Afinal, a canalização de todos os esforços para novos consumidores deve vir em primeiro lugar. Assim, ao fazer uma análise das necessidades e fragilidades da empresa, é preciso avaliar os modelos de gestão para identificar o que melhor se encaixa.

Tenha como base o perfil de trabalho da empresa

Para empresas que estão começando, é recomendável fazer um planejamento empresarial que envolva objetivos, missão, visão e valores. Esses pontos devem ser a base do modelo de gestão a ser adotado. O modelo deve ser alinhado com a essência da organização.

Mas há quem administre uma organização, mas não faz ideia das formas de gestão que são aplicadas. Nesse caso, a recomendação é analisar os processos organizacionais a fim de entendê-los bem e definir o tipo mais adequado.

Desenvolva um plano de gestão de pessoas alinhado com o plano de negócios da empresa

Ao contrário do que muitos pensam, a forma de gestão não varia de acordo com o tipo de negócio. Afinal, empresas de nichos diferentes podem optar pelo mesmo sistema, enquanto empresas do mesmo ramo de atuação acabam aderindo a formatos totalmente diferentes.

Para conquistar seu público e fechar um número cada vez maior de negócios, a empresa precisa estar atenta às mudanças. Antes de escolher o modelo mais adequado, é vital conhecer bem seu negócio para saber qual formato de gestão deve ser adotado.

Esteja atento ao perfil do profissional que atua naquele tipo de atividade

Não existe uma fórmula mais eficiente ou correta para a gestão de pessoas de uma organização. Os líderes devem desenvolver estratégias com base em fatores diversos. Cultura da empresa, tamanho e adequação da equipe ou tipo de projeto são alguns deles.

Ao decidir pela adoção de um modelo de gestão de pessoas, a organização deve levar em conta o perfil de seus colaboradores. Qualquer modelo será mais bem sucedido se estiver alinhado com as características gerais dos integrantes da equipe.

Benefícios da escolha correta quanto aos diferentes modelos de gestão

Os líderes devem se preocupar com as habilidades de gestão de pessoas em suas organizações, porque isso pode fazer uma empresa crescer ou quebrar. A má gestão de pessoas pode reduzir a produtividade, desengajar funcionários e sufocar a inovação. 

Os efeitos potenciais de habilidades de gerenciamento de pessoas abaixo da média incluem:

  • Alta rotatividade de funcionários
  • Erros de fluxo de trabalho devido a má comunicação
  • Conflito não resolvido ou contínuo entre funcionários
  • Falta de desenvolvimento profissional entre os funcionários
  • Funcionários e equipes despreparados para lidar com os desafios
  • Falta de conhecimento e compartilhamento de ideias dentro da organização
  • Baixa produtividade devido à desorganização ou má otimização dos recursos.

Uma boa gestão de pessoas, por outro lado, pode otimizar a produtividade, engajar os funcionários e desenvolver uma cultura de inovação que pode levar uma organização ao topo de sua área. Os efeitos potenciais de habilidades de gestão de pessoas incluem:

  • Alta produtividade
  • Ótima comunicação
  • Baixa taxa de rotatividade de funcionários
  • Funcionários enfrentando desafios com calma
  • Desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários
  • Forte colaboração e cooperação entre os membros da equipe
  • Uma cultura de pensamento livre e compartilhamento de ideias que ajuda a organização a inovar.

Portanto, a escolha do modelo de gestão mais adequado é de suma importância para os negócios. Para optar por aquele que melhor responde às características da empresa, no entanto, é preciso ter conhecimento do negócio em toda a sua complexidade.

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Conclusão

A gestão de pessoas é um subconjunto da gestão de recursos humanos. Trata-se do ato de organizar funcionários e formar equipes para otimizar o desempenho dos negócios. O gerenciamento de pessoas bem-sucedido envolve contratar e treinar os funcionários certos.

Além disso, significa orientar e capacitar cada funcionário para atingir seu potencial máximo e comunicar-se efetivamente com todas as equipes. Diz respeito ainda a direcionar todos os integrantes da equipe para um objetivo comum. Mas tudo isso precisa ser feito com método.

Investir em talentos por meio de práticas de gestão de pessoas os capacita a retribuir à empresa com trabalho de alto desempenho. A gestão estratégica de pessoas pode incentivar o progresso, experiências positivas dos funcionários e crescimento.

Isso permite que haja uma cultura empresarial próspera. Os modelos de gestão de pessoas se baseiam nos pilares de liderança, comunicação, treinamento e capacitação, trabalho em equipe e processos. Cada pontos desses é importante para que a organização tenha êxito.

Toda organização tem suas particularidades. Mesmo num segmento de atuação específico, provavelmente não existam duas empresas idênticas. Por isso, para saber qual modelo de gestão é mais adequado para uma organização é preciso conhecê-la em detalhes.

Uma gestão democrática pode ser a melhor para um determinado tipo de empresa, mas não funcionar para algumas equipes. Da mesma maneira, a gestão por competências ou comportamental pode se aplicar a uma realidade, mas não a de outras empresas.

Não há uma receita infalível e todas as organizações devem se ajustar às mudanças. Seja no mercado, nas demandas dos consumidores, na cultura empresarial, enfim, na certeza de que tudo muda o tempo todo. Saber se adaptar é, portanto, a virtude mais valiosa.

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