Relacionamento interpessoal no trabalho: principais pilares e impactos nas empresas
O quanto o relacionamento interpessoal no trabalho é importante para você? Reflita sobre sua atividade atual: você conseguiria realizá-la com êxito sem que houvesse qualquer relacionamento interpessoal? Vamos imaginar a seguinte situação.
Dois times vão se enfrentar na final de um campeonato. Um deles tem o melhor atleta da competição, mas o grupo está “brigado” e mal se fala. Já a outra equipe não possui um grande talento individual, mas o clima entre eles é ótimo e todos jogam pelo conjunto.
Em qual dos times, você apostaria suas fichas para levantar a taça?
Não há dúvida que uma dinâmica interpessoal saudável é importante para que haja um clima positivo no ambiente de trabalho. Boa liderança e comunicação eficaz desempenham papel vital na construção de relacionamentos fortes e um local de trabalho livre de conflitos.
Nesse sentido, o papel do profissional de Recursos Humanos é de suma relevância. Cabe a ele trabalhar para que o clima organizacional seja o melhor possível. É ele quem auxilia para que os melhores talentos tenham o ambiente favorável a desempenhar o seu melhor.
Nesse artigo, vamos ver:
Qual é a importância das relações interpessoais?
De maneira geral, os relacionamentos interpessoais são importantes para a saúde mental , física e emocional do indivíduo. Ninguém é capaz de viver sozinho. Mas, além de ajudar a combater a solidão, os relacionamentos oferecem à pessoa um senso de propósito na vida.
A proximidade que sentimos em relação à família ou aos amigos, por exemplo, é parte essencial de nosso apoio social. Outro ponto é que todos os relacionamentos interpessoais são construídos sobre alicerces como lealdade, confiança e apoio.
O respeito mútuo e a reciprocidade dessas qualidades são importantes para manter nossos relacionamentos. Em caso contrário, eles podem se tornar unilaterais. Uma família, um grupo de amigos ou uma equipe funcionam bem devido aos relacionamentos interpessoais.
O significado das relações está em como cada um se conecta com o outro. A maneira como alguém se comunica com outra pessoa ou a entende, e vice-versa. Trata-se de uma via de mão dupla que requer um fluxo livre de comunicação e uma profunda compreensão mútua.
Um bom relacionamento interpessoal costuma ser mais aparente em casa, entre pais e filhos ou irmãos. No trabalho, pode ser o relacionamento com um gerente ou colega. É importante construir uma rede sustentável de relacionamentos mutuamente benéficos.
Quem deseja progredir em sua organização, em vez de fazer isso sozinho, pode realizar em equipe. As relações interpessoais no trabalho trazem diversos benefícios. Uma maior satisfação dos funcionários é um exemplo. Afinal, o ser humano é um animal social.
Trabalhar isoladamente torna o indivíduo propenso ao estresse e ele provavelmente irá achar seu trabalho monótono. Portanto, as relações interpessoais dão aos funcionários a chance de estabelecer relacionamentos próximos com os colegas de trabalho.
Isso costuma desenvolver neles um sentimento de alegria e satisfação. Outro aspecto se refere à tomada de decisão nas organizações. Qualquer tomada de decisão importante se baseia no brainstorming de colaboradores para encontrar as melhores ideias e estratégias.
No entanto, isso requer um ambiente em que cada um tenha liberdade e oportunidade para expressar seus pontos de vista. Essa troca é possível quando as pessoas têm associações próximas entre si que permitem uma comunicação eficaz, bem como o feedback honesto.
O quê é o relacionamento interpessoal no trabalho?
Para indivíduos que gastam, em média, oito horas por dia no trabalho, é irracional acreditar que possam trabalhar sozinhos. Portanto, todos devemos ter relacionamentos interpessoais saudáveis no trabalho para que seja possível ter um ambiente amigável.
No local de trabalho, o relacionamento interpessoal refere-se a uma associação entre indivíduos que trabalham na mesma organização. Colaboradores que atuam juntos devem compartilhar um vínculo para que possam ter seu melhor desempenho.
Melhores exemplos de relacionamento interpessoal no trabalho
Pratique a escuta ativa
Confiança e comunicação são a base de relações saudáveis. Ambas podem ser alcançadas com a escuta ativa. Seja receptivo às palavras das pessoas, pratique a inteligência emocional e use a comunicação não-verbal para mostrar que está prestando atenção.
Por que a comunicação é importante? Se você não pode dizer a alguém como se sente, não pode formar uma conexão genuína. Ouvir seus colegas e responder adequadamente cria uma base sólida. A partir daí, você pode construir melhores relações de trabalho.
Arranje tempo para os colegas
É fácil ficar preso na rotina diária e negligenciar os relacionamentos. Para mitigar isso, agende um horário para uma xícara de café. Se estiver trabalhando em casa, experimente um “café virtual”. Isso criará o tempo necessário para construir boas relações de trabalho.
Cumpra seus compromissos
Antes de exigir coisas dos outros, certifique-se de manter seus compromissos. As pessoas precisam confiar que você pode cumprir os prazos. Provar-se como um companheiro de equipe confiável facilitará a construção de boas relações de trabalho.
Saiba quando pedir ajuda
Fazer tudo sozinho pode prejudicar sua credibilidade como integrante de uma equipe. Também pode produzir resultados ruins. Pedir ajuda ou delegar tarefas garantirá que você cumpra suas obrigações e abra a porta para trabalhar individualmente com alguém.
Estabeleça limites claros
Limites são importantes na construção de amizades de trabalho. É preciso encontrar um equilíbrio entre “uma relação de trabalho saudável” e “muita socialização”. Comunique-se claramente quando precisar de tempo para se concentrar em vez de socializar.
Quais as 5 fases do relacionamento interpessoal no trabalho?
O psicólogo alemão George Levinger (1927-2017) foi um estudioso dos relacionamentos interpessoais. Ainda nos anos 1980, ele desenvolveu o modelo ABCDE, que diz respeito às 5 fases das relações entre as pessoas. Confira:
A – Conhecimento
Esse estágio abriga as pessoas mais a margem do seu círculo social, como colegas de trabalho. Você os vê no ambiente profissional ou em eventos ligados ao trabalho. Além disso, as conversas giram em torno de trabalho ou são leves e mais superficiais.
Este estágio é adequado para colegas de trabalho com quem você não interage com frequência. Porém, para quaisquer subordinados diretos, gerentes ou integrantes da equipe, convém passar para a próxima fase, a construção.
B – Construção
Durante essa fase, as duas pessoas envolvidas têm um nível maior de confiança e conforto uma com a outra. Nessa etapa, é possível influenciar as decisões e ações de um colega de trabalho. Mas, para preservar o relacionamento, é importante agir também como um amigo.
Conheça melhor a outra pessoa e use sua influência com moderação e de forma positiva. Abusar dos privilégios da amizade pode levar fácil e rapidamente à sua degradação. A fase de construção exige esforço mais consistente.
C – Continuação
Aqui há um aprofundamento da confiança e do compromisso. Também ocorre um aumento correspondente na quantidade de influência que ambos podem exercer. Este é o estágio para ter com gerentes ou subordinados diretos após trabalhar com eles por um tempo.
Nessa fase, o profissional colhe benefícios de uma melhor comunicação, maior satisfação com o trabalho e maior produtividade. Maior esforço para manter a relação nesse nível vem com mais confiança e influência. Sem esforço, o relacionamento pode se deteriorar.
D – Deterioração
A deterioração costuma ser uma fase natural e necessária. Ninguém trabalha no mesmo emprego para sempre. Em geral, as circunstâncias levam a mudanças na proximidade ou frequência do contato. Os envolvidos devem considerar se mantêm a relação ou permitem que ela termine.
E – Finalização
Assim como na deterioração, o estágio de finalização não é algo negativo. É improvável que alguém permaneça em contato com todas as pessoas que conhece em sua carreira. Portanto, a finalização será um passo natural em muitos relacionamentos profissionais.
Qual o impacto do relacionamento interpessoal no trabalho?
Os efeitos dos relacionamentos interpessoais no ambiente profissional podem ser melhor avaliados quando verificamos alguns dados. Um estudo mostrou, por exemplo, o peso do comportamento para a saída de colaboradores nas organizações .
Segundo o levantamento, 60,4% dos líderes já demitiram alguém porque o profissional demonstrou um comportamento inadequado. A pesquisa indicou ainda que 47,7% dos entrevistados já haviam se demitido por uma má relação com um líder ou colega.
Trabalhar com alguém desafiador foi realidade para 93,5% dos líderes ouvidos no estudo. Isso inclui pessoas manipuladoras, com humor instável ou algum nível de agressividade. Portanto, as relações interpessoais têm impacto decisivo no sucesso das organizações.
O relacionamento interpessoal no trabalho em equipe
No ambiente profissional, as relações interpessoais têm o poder de fortalecer ou destruir uma equipe. Alcançar as metas organizacionais, por exemplo, é algo que depende de quão bem cada um funciona como parte de um grupo.
O relacionamento interpessoal no local de trabalho é algo significativo e importante. Em uma organização onde há uma demonstração de cima para baixo da abordagem de equipe, os resultados virão. Falhas e momentos difíceis sempre podem fazer parte da jornada.
Mas, se toda a equipe trabalhar em direção a uma meta e um objetivo, a história certamente será de sucesso. Isso também deve garantir que o relacionamento interpessoal e o entendimento entre as principais partes interessadas sejam bons.
Além disso, é essencial que os indivíduos sejam honestos uns com os outros para que exista um relacionamento interpessoal saudável. Isso também contribui para que haja um clima realmente positivo no local de trabalho. Todos ganham com isso.
Vale dizer que as relações interpessoais dependem da confiança, portanto, esse sentimento é essencial para o êxito de qualquer organização. Se colegas de trabalho não confiarem uns nos outros, a empresa não funcionará de forma tão eficaz para atingir seus objetivos.
Como se relacionar melhor no trabalho?
No ambiente profissional, desenvolver habilidades interpessoais é fundamental. Afinal, isso direciona os indivíduos a trabalharem bem juntos e os torna mais aptos a alcançar grandes objetivos. Assim, um gestor com tais habilidades deve motivar, liderar, facilitar, coordenar, comunicar e solucionar problemas.
Não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes e parceiros como escolhemos nossos amigos. Mas, mesmo sem afinidade, precisamos colaborar bem ao trabalhar com essas pessoas. No trabalho, provavelmente é onde passaremos a maior parte do tempo.
E iremos conviver com pessoas que são diferentes de nós, em termos de opinião, visão de mundo, educação, cultura, comportamento, etc. Por isso é importante conhecer as principais habilidades interpessoais para um trabalho em equipe eficaz.
5 pilares do relacionamento interpessoal no trabalho
Autoconhecimento
Para trabalhar em equipe, é preciso que indivíduo se conheça. Uma maneira de conseguir isso é procurar se questionar e compreender o que leva a comportamentos inadequados. No trabalho, o autoconhecimento nos permite perceber que ninguém é melhor que ninguém.
Cada pessoa tem seu estilo e forma de colaborar. Além disso, entender a equipe, incluindo suas características, ajuda os gestores a colocar os profissionais nas funções que melhor desempenharão. Com isso, a produtividade é beneficiada.
Empatia
Quando nos colocamos no lugar de uma outra pessoa, consideramos as razões e opiniões dela. Isso torna mais rica nossa perspectiva de mundo e nos deixa mais generosos, sem egoísmo. A etapa inicial para ter empatia é buscar compreender a visão dos colegas.
Cada um tem percepções, emoções e sentimentos distintos. Um dos principais pontos para ter uma comunicação eficiente é conseguir se tornar empático. Tal conhecimento permite que essa interação seja muito mais positiva dentro do ambiente profissional.
Assertividade
Expressar-nos de maneira direta e respeitosa demonstra clareza em suas opiniões, objetivos e obstáculos. Tão importante quanto saber ouvir, também é importante saber falar. A assertividade traz benefícios para a vida profissional, assim como para a vida pessoal.
Também proporciona bem-estar já que a pessoa tende a se sentir no controle da própria vida. Além disso, a assertividade diminui a necessidade de as pessoas se sentirem aprovadas pelos outros, pois têm certeza de suas ações.
Cordialidade
Tratar bem as pessoas mostra consideração e facilita a formação de bons relacionamentos. Mostrar cortesia com todos com quem lidamos é ser cordial. Significa dar “bom dia” ao chegar ao trabalho ou abrir a porta para um colega que está com as mãos ocupadas.
Um colaborador cordial, além de ser um trunfo na fidelização do cliente, pode ser um instrumento de propagação da boa imagem da organização. Um cliente bem atendido tem o poder de recomendar o serviço para familiares, amigos e até desconhecidos.
Ética
Adotar uma postura que vise não prejudicar o outro e manter o senso de justiça é essencial para conquistar a confiança das pessoas. Para os profissionais, adotar uma postura ética no trabalho é fundamental, pois esse é um tipo de comportamento valorizado no mercado.
Dessa forma, está reforçando uma imagem positiva de si mesma, o que gera credibilidade e confiança. A ética também pode ajudar em a manter boas relações profissionais, uma vez que a pessoa demonstra respeitar os outros.
Conheça a Human Solutions e administre o ativo mais importante, o ser humano
A Human Solutions permite que sua empresa faça avaliações e utilize ferramentas com foco no desenvolvimento humano. Somos especializados em desenvolver e acompanhar nossos clientes para desenvolvimento de talentos em projetos de curto e longo prazo.
Com ferramentas próprias, a Human Solutions é considerada a mais completa empresa para desenvolvimento de comportamentos, competências e inteligência emocional. Nossa missão é encontrar as melhores opções de ferramentas no mercado mundial.
Ao adquirir a representação exclusiva para o Brasil e América Latina dessas ferramentas, validamos sua aplicabilidade e as colocamos à disposição das organizações para alavancar processos de desenvolvimento organizacional e individual, seleção, coaching e capacitação.
Nossa visão é ampliar e extender alianças estratégicas com fornecedores e sócios (representantes), para conseguir uma maior penetração e massificação no mercado de ferramentas de desenvolvimento organizacional.
Nosso foco é disponibilizar as melhores ferramentas por meio de consultores. Para converter o ativo intangível mais valioso das empresas em resultados tangíveis para o negócio a partir da potencialização do talento, com considerável retorno do investimento.
Descubra como podemos ajudar sua organização a chegar lá. Fazer escolhas certas é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Conclusão
Pense em Pelé, Maradona, Messi ou Cristiano Ronaldo. Apesar da genialidade de cada um deles, todos jogam ou jogavam em times, ou seja, serviam os companheiros e eram apoiados por eles. Na vitória ou na derrota. Foram campeões graças a um trabalho coletivo.
Mesmo nos esportes individuais, só se chega ao pódio graças a um trabalho que envolve treinadores e muitos outros profissionais. Isso vale para todos, seja o nadador Michael Phelps ou o velocista Usain Bolt. Daí a importância de mantermos bons relacionamentos.
Em muitos aspectos, uma organização se assemelha a um time esportivo. Por isso, como vimos saber como interagir com os demais integrantes da equipe é essencial para o sucesso. Isso é válido para as “vitórias e derrotas” do cotidiano.
Cabe a cada um buscar maneiras de melhorar seus relacionamentos interpessoais no trabalho. Vimos a importância e os impactos que isso apresenta no ambiente profissional. Trata-se, portanto, de algo capaz de determinar nosso sucesso ou fracasso no trabalho.
Porém, ao conhecer as etapas e os principais pilares de um relacionamento interpessoal no trabalho, tudo fica mais claro. Afinal, está em nossas mãos construir meios para ter relações mais saudáveis no ambiente profissional e, assim, conquistar nossos objetivos.
Sulivan França é Presidente da SLAC® Coaching, Master Coach Trainer e Master Trainer em NLP. Com 18 anos de experiência em gestão de pessoas, ele treinou mais de 45.000 coaches, atendendo organizações nacionais e multinacionais. Como empreendedor, lidera várias empresas relacionadas ao desenvolvimento humano e empreendedorismo.
É um renomado palestrante e autor de quatro Best-Sellers. Além disso, desempenhou um papel-chave na elaboração do planejamento estratégico do Ministério da Economia. Ele também é o criador da metodologia Professional Coach Certification, formando milhares de coaches.
Compartilhe este conteúdo:
Artigos relacionados
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 18, 2024 Ferramentas
Categorias
Categorias
- Atração de talentos (15)
- Desenvolvimento (59)
- Engajamento e retenção (36)
- Ferramentas (32)
- Gestão de talentos (87)
Recentes
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 19, 2024 Desenvolvimento
- novembro 18, 2024 Ferramentas
- novembro 18, 2024 Gestão de talentos