Skills: Conheça 15 maneiras para ter sucesso profissional

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Por vezes, encontrar uma definição específica para soft skills pode ser um desafio, já que muitas pessoas definem essas habilidades de maneiras diferentes. O certo é que as soft skills são essenciais para os profissionais possuírem ou desenvolverem, uma vez que facilitam o dia a dia de trabalho em uma organização.  

Essas habilidades comportamentais não estão necessariamente relacionadas diretamente aos indicadores-chave de desempenho da organização, como as habilidades técnicas. Em vez disso, são competências que ajudam os colaboradores a trabalhar melhor com seus colegas, auxiliam na comunicação e contribuem para que as pessoas permaneçam mais tempo no emprego.  

Além disso, essas habilidades podem ajudar qualquer pessoa a trabalhar bem, pois no mundo atual é fundamental saber se relacionar com pessoas que pensam diferentes umas das outras. A adaptabilidade é uma soft skill.  

É difícil não haver uma organização em que isso não seja uma realidade. No mercado de trabalho, a importância das soft skills é fato. É necessário desenvolvê-las, portanto. 

Soft skills são ensináveis?  

Será que alguém consegue ensinar soft skills para os outros? A resposta curta é sim, mas é preciso trabalhar muito. Ensinar soft skills pode ser difícil, mas não impossível.O responsável não precisa ensinar habilidades apenas uma vez. Ele precisa modelar essas habilidades e reforçá-las. Veja alguns exemplos de soft skills:  

Comunicação  

O quanto você se comunica bem? As habilidades de comunicação são importantesem quase todos os trabalhos. Você provavelmente precisará se comunicar com as pessoas no trabalho, sejam elas clientes, colegas, empregadores ou fornecedores.   

Você também precisará ser capaz de falar de forma clara e educada com as pessoas pessoalmente, por telefone e por escrito. Para melhorar suas habilidades de comunicação, concentre-se na escuta ativa para que você entenda melhor o que está sendo dito e possa responder adequadamente.  

Solução de problemas  

A capacidade de identificar problemas potenciais e determinar soluções no local de trabalho é uma habilidade interpessoal valiosa para qualquer setor. Você é bom em jogos de lógica ou quebra-cabeças como sudoku ou cubo mágico? Você se vê analisando a fundo problemas para entender o que está acontecendo?   

Então você provavelmente é um bom solucionador de problemas. Para melhorar suas habilidades de resolução de problemas, concentre-se na causa raiz do problema para entender melhor como resolvê-lo.  

Gerenciamento de tempo  

Boas habilidades de gerenciamento de tempo permitem que o profissional organize seu tempo para trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente, mesmo sob alta pressão. Se você planeja seus dias ou semanas com antecedência e revisa sua agenda à medida que surgem novas prioridades, provavelmente já sabe que possui ótimas habilidades de gerenciamento de tempo.  

Para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo, comece a acompanhar suas tarefas. Melhore suas habilidades nessa área priorizando suas tarefas do mais para o menos importante e concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro.  

Pensamento criativo  

Uma força motriz por trás da inovação e do progresso, o pensamento criativo é uma habilidade indispensável em qualquer setor.    Afinal, encontrar novas formas de resolver problemas é uma necessidade universal.  

Se você está sempre curioso sobre como as coisas funcionam e tende a fazer muitas perguntas sobre os processos, você pode ser um pensador criativo. Para melhorar suas habilidades de pensamento criativo, leia, ouça e assista conteúdos de uma variedade de setores para expandir sua perspectiva.  

Inteligência emocional  

A inteligência emocional refere-se à sua capacidade de gerenciar e reconhecer suas próprias emoções e ler as emoções de outras pessoas. É uma habilidade interpessoal inestimável em um local de trabalho onde você costuma trabalhar em equipe.   

Se você acha que está constantemente atento aos seus próprios sentimentos e aos dos outros, pode ter uma classificação alta em inteligência emocional. Para melhorar sua inteligência emocional, pratique a autoconsciência e reconheça como suas ações afetam os outros, por exemplo.  

Liderança  

Você tem sucesso em motivar colegas para atingir um objetivo comum? Você promove a criatividade e a coesão entre seus colegas ao trabalhar em equipe? Você não precisa estar em uma posição de gerenciamento para ter fortes habilidades de liderança?   

A capacidade de enfrentar uma situação difícil e ajudar a resolvê-la é algo que as organizações sem dúvida procuram em seu dia a dia.    Para melhorar suas habilidades de liderança, avalie: sua liderança é algo que está faltando?  

Modele seus hábitos de trabalho de acordo com um gerente ou colega cuja liderança você admira verdadeiramente.  

Atenção a detalhes  

Se você tende a ser muito minucioso com seu trabalho e possui um olhar aguçado para os detalhes, provavelmente já é conhecido por ser um profissional detalhista. As pessoas vêm até você para checar a precisão de seu trabalho?   

Se sim, sua atenção aos detalhes pode ser considerada como algo excelente. Para melhorar sua atenção aos detalhes, organize-se. Crie uma lista, defina prazos e limite suas distrações. Com alguma consideração pela maneira como você trabalha, você pode gerenciar o ambiente de trabalho para ajudá-lo a se concentrar nos detalhes.  

Trabalho em equipe  

Boas habilidades de trabalho em equipesignificam que você tem a capacidade de executar e gerenciar conflitos com colegas enquanto trabalha em direção a um objetivo comum. Isso pode ser sobre você encorajar as opiniões de sua equipe, mesmo que sejam diferentes das suas. Para melhorar suas habilidades de colaboração, concentre-se na comunicação com seus colegas, incluindo feedback e brainstorming.  

Aprendizado ativo  

Os alunos ativos se esforçam continuamente para obter mais conhecimento que melhore seu desempenho no trabalho ou a compreensão de seu setor. Você pode ter demonstrado aprendizado ativo se tiver feito um curso on-line ou voltado à escola para obter educação adicional para promover sua carreira.   

Para melhorar suas habilidades de aprendizagem ativa, torne-se um aprendiz ativo, mantendo-se atualizado sobre as tendências e notícias do setor em que atua.  

Organização  

A habilidade interpessoal essencial para um multitarefa, as habilidades organizacionais permitem que você organize seu tempo e carga de trabalho de forma eficaz para atingir seus objetivos.    Você está sempre atualizado quando se trata de seus compromissos, prazos e eventos futuros? Você pode ter grandes habilidades de organização que podem ser destacadas em seu currículo.   

Para melhorar suas habilidades organizacionais, por mais redundante que pareça, você precisa se organizar. Comece a manter uma lista de tarefas e prazos associados, esforce-se para concluir as tarefas quando tiver tempo e fique no topo da sua lista de tarefas, nomeando alguém para mantê-lo responsável.  

Atitude positiva  

Os empregadores estão sempre procurando pessoas que tragam uma atitude positiva para o escritório. Eles querem funcionários que sejam amigáveis ​​com os outros, ansiosos para trabalhar e que, geralmente, é um prazer estar por perto.   

Para melhorar suas habilidades de atitude positiva, procure cultivar sua confiança, em si e nos outros ao redor. Busque ainda fortalecer a cooperação, aja com cortesia, entusiasmo e simpatia. Ter bom humor, paciência e respeito é algo muito valioso também.  

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Ética de trabalho  

As organizações procuram profissionais com uma forte ética de trabalho. Essas pessoas chegam ao trabalho pontualmente, concluem as tarefas em tempo hábil e permanecem focadas e organizadas.   

Eles são capazes de orçar seu tempo e completar seu trabalho completamente. Para melhorar sua ética de trabalho, tenha atenção e dedicação. Mostre sua confiabilidade aos colegas de equipe e tenha cuidado no cumprimento de prazos e na sua organização profissional de um modo geral.   

Perseverança, motivação e pontualidade também são componentes muito bem-vindos em qualquer ambiente de trabalho.  

Adaptabilidade  

Essa soft skill mostra o quão bem você pode abraçar a mudança e se ajustar a ela. Organizações e ambientes de trabalho mudam constantemente e cada vez com mais velocidade e de forma mais radical: novos integrantes da equipe entram, antigos saem, empresas são compradas ou vendidas e assim por diante.   

Para melhorar sua adaptabilidade, pratique o autogerenciamento e tenha otimismo. Agir com calma e sempre analisar as situações com atenção também ajudam a fortalecer essa habilidade. Busque ainda desenvolver a automotivação.  

Responsabilidade  

Assumir responsabilidade por suas ações o ajudará a conquistar a confiança e o respeito de seus colegas. Quando algo não sair conforme o planejado, seja claro sobre o papel que você desempenhou e aceite os efeitos para poder aprender com a experiência.  

Se você não conseguir cumprir um prazo, comunique-se com sua equipe. Nunca culpe a falta de recursos por sua baixa produtividade, seja criativo com o que você tem e ficará impressionado quando terminar o trabalho.  

Para melhorar essa habilidade, seja claro sobre o que se espera de você e das outras pessoas. Não tenha medo de voltar ao seu gerente e pedir esclarecimentos, ou de responsabilizar seus colegas também por seus compromissos.  

Negociação  

A negociação é indiscutivelmente uma das habilidades interpessoais mais úteis que alguém pode desenvolverMas, na verdade, é uma combinação complexa de outras habilidades, como gerenciamento de tempo, pensamento crítico, comunicação, escuta ativa, responsabilidade e inteligência emocional.  

Para melhorar essa habilidade, quando for negociar, prepare-se com antecedência para garantir uma compreensão completa do assunto, avalie pontos de vista alternativos e busque persuadir os outros explicando claramente seu argumento.  

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Conclusão  

Soft skills são as habilidades que permitem que um profissional se encaixe em um local de trabalho. Eles incluem sua personalidade, atitude, flexibilidade e motivação. As soft skills são tão importantes que muitas vezes são a razão pela qual os empregadores decidem manter ou promover um funcionário.  

Soft skills são diferentes de hard skills (também conhecidas como habilidades técnicas), que são diretamente relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. As hard skills costumam ser mais quantificáveis ​​e mais fáceis de aprender do que as soft skills.  

Uma habilidade difícil para um carpinteiro, por exemplo, pode ser a habilidade de operar uma serra elétrica ou usar esquadros de moldura. Uma habilidade suave seria a capacidade do carpinteiro de se comunicar de forma eficaz com colegas de trabalho e clientes.  

As soft skills ajudam o profissional a trabalhar bem com outras pessoas e a atingir metas em equipe. Como mesmo os trabalhos técnicos exigem habilidades interpessoais, os empregadores estão especialmente interessados ​​em contratar e promover trabalhadores que tenham essas habilidades.  

Especialistas orientam que os candidatos examinem as descrições de trabalho em busca das habilidades interpessoais que os empregadores estão procurando. Em seguida, o profissional deve enfatizar essas habilidades em seus currículos, cartas de apresentação e entrevistas de emprego.  

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